Cinco verdades sobre o cabelo ignorada pela maioria as pessoas

Redação Bem Paraná com assessoria
cabelos

Reprodução

Entre as mulheres as comparações são muito comuns, principalmente quanto o quesito é cabelo. Qual mulher já não parou para se perguntar por que seu cabelo não cresce até o bumbum ou por ele não é tão brilhante quanto ao de alguém que conhece? A resposta para todos esses questionamentos é uma só: genética.

A dermatologista especialista em saúde capilar, Hevelyn Mendes, revela cinco verdades sobre os seus fios que talvez ninguém tenha contado, mas que vão mudar a forma de cuidar dos cabelos.

1. Pare de se comparar: O comprimento do cabelo tem limite, e ele é determinado pela sua genética

A primeira coisa que é necessário entender é que o comprimento do cabelo tem um limite genético. Aquele cabelo super longo que vai até o bumbum não é para todo mundo – e tá tudo bem! Mesmo que nunca corte o cabelo, ele não vai crescer infinitamente. Isso acontece porque o cabelo segue um ciclo natural:

Se o ciclo anágeno é mais curto, os fios terão um comprimento menor – mesmo com todos os cuidados do mundo. Isso não significa que cabelo bonito e saudável não seja para todas, apenas que ele terá seu próprio limite.

2. Androgenética: o cabelo na adolescência pode não ser o mesmo na vida adulta

O cabelo volumoso e cheio da adolescência não vai estar presente por toda a vida, e a razão disso pode estar nos seus genes. A alopecia androgenética – também chamada de calvície hereditária – é causada por uma sensibilidade do couro cabeludo aos hormônios da puberdade, como a testosterona. Essa condição faz com que os fios afinem gradualmente e caiam com o tempo.

3. A máscara é mais importante do que o shampoo

Vamos esclarecer uma das maiores confusões sobre produtos capilares: o shampoo está lá apenas para limpar. Ele deve ser suave, adequado ao seu tipo de couro cabeludo, mas não é o protagonista do cuidado capilar. Se você quer investir em um produto que realmente transforma o seu cabelo, escolha uma boa máscara.

4. Seu cabelo molhado está no momento mais frágil: Trate-o com carinho

Quando o cabelo está molhado, ele fica muito mais elástico e vulnerável à quebra. É nesse momento que a forma como se lida com os fios faz toda a diferença:

Pequenos ajustes na rotina podem prevenir a quebra e manter os fios mais longos e fortes.

Dicas Bônus: Simplifique, mas cuide com inteligência

“Seu cabelo é único, assim como você. Ele tem suas limitações, mas também suas qualidades, e o segredo está em conhecê-lo e respeitá-lo. Esqueça as comparações, foque nos cuidados que realmente importam e lembre-se: cabelo bonito é aquele que reflete saúde e cuidado – não importa o comprimento.”. Conclui a Dra. Hevelyn Mendes.