hospital sao vicente
Novo Centro de Imagem (Divulgação/Hospital São Vicente)

O Hospital São Vicente, em Curitiba, inaugura seu novo Centro de Imagem no dia 30 de setembro, projetado para oferecer exames mais rápidos, precisos e com melhor experiência para os pacientes, reduzindo o tempo de espera e elevando o padrão assistencial.

A nova estrutura reúne equipamentos de última geração com inteligência artificial, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, hemodinâmica, mamografia digital, ecografia e raio-X. Mais do que ampliar a capacidade de atendimento, esses recursos permitem a detecção precoce de doenças graves, como AVC, câncer, aneurismas e distúrbios neurológicos, o que impacta diretamente na taxa de sobrevivência e na qualidade de vida dos pacientes. Além de aumentar a capacidade de atendimento, os equipamentos contam com tecnologia de ponta e garantem resultados cada vez mais precisos.

Mais agilidade e precisão nos exames
Para Charles London, médico neurocirurgião e diretor do Grupo Hospitalar São Vicente, o investimento em tecnologia e inteligência artificial é decisivo para salvar vidas. “Diagnósticos são a base dos tratamentos, e casos complexos exigem respostas ainda mais rápidas. O novo Centro de Imagem representa um marco na transformação da nossa estrutura diagnóstica, com ganhos importantes, especialmente nas áreas de cardiologia, neurologia e vascular”, afirma.

Com os novos processos, a estimativa é de redução de até 50% no tempo de exames, acelerando o início dos tratamentos e aumentando a eficiência da assistência. Alguns equipamentos principais marcam esse salto tecnológico: um tomógrafo de 80 canais Canon Aquilion Lightning que permite exames em 3D, mais rápidos, seguros e com menos dose de radiação, uma ressonância magnética GE Signa Champion 1.5T com bobinas AIR™, uma das mais avançadas que favorece a adaptação ao corpo do paciente, proporcionando maior conforto e melhora no sinal da imagem e uma sala de hemodinâmica equipada com o sistema Philips Azurion 7 M20 com imagens de alta definição e baixa dose de radiação, integrada a sistemas inteligentes de navegação em tempo real.

“Esses recursos trazem ganhos expressivos em definição de imagem, agilidade nos exames, conforto para o paciente e suporte a procedimentos de alta complexidade”, avalia Raphael Wagner Teixeira, coordenador médico do Centro de Imagem. A estrutura foi pensada para atender tanto pacientes ambulatoriais quanto casos emergenciais e críticos, com mais segurança e resolutividade.

Compromisso com o acesso à saúde
Os novos equipamentos foram adquiridos com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde – SESA PR – e recursos do PRONON e estão disponíveis para usuários da rede privada e também do Sistema Único de Saúde, reforçando o compromisso do Hospital São Vicente com a qualidade assistencial e o acesso universal à saúde. Anualmente, a instituição já presta mais de 70 mil atendimentos a moradores de todo o estado do Paraná.

Sobre o Hospital São Vicente
O Hospital São Vicente é um hospital tradicional de Curitiba, há 86 anos em funcionamento, e possui o mais alto padrão de qualidade certificado pela Organização Nacional de Acreditação como Hospital de Excelência. Em uma estrutura moderna, conta com pronto atendimento 24 horas, centros médicos e serviços de diagnóstico e tratamento, centro de ortopedia, centro cirúrgico, e UTI. Possui Certificação em Nível A para Transplantes Hepáticos e Renais – Ministério da Saúde: Reconhecimento pela excelência e segurança nos procedimentos de transplante, consolidando sua posição como referência em transplantes de alta complexidade. Acreditação ONA Nível 3 e classificação Ouro no Programa Segurança em Alta da Unimed. Seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.