
O calor intenso que tem afetado o Paraná nas últimas semanas deve continuar nos próximos dias, com previsões meteorológicas indicando uma massa de ar quente. Como resposta, o uso de ar-condicionado tem se intensificado, tanto em ambientes domésticos quanto nas empresas. No entanto, o uso frequente do aparelho pode trazer alguns desconfortos, como tosse, espirros e coriza, além de agravar os sintomas de quem sofre com rinite ou sinusite.
- Uma a cada sete crianças está com excesso de peso no Brasil
- Portal ‘Sem Dependência Química’ lança campanha com foco em prevenção e tratamento
De acordo com o médico otorrinolaringologista Paulo Mendes Junior, especialista do IPO, maior hospital da América Latina na área, o ar-condicionado resseca as vias respiratórias e pode inflamar os cornetos nasais — uma pele localizada na parte interna do nariz. Esse ressecamento é especialmente prejudicial para quem sofre com rinites, que podem ser alérgicas ou não alérgicas. As rinites não alérgicas, aquelas causadas por fatores como o calor intenso, são bastante impactadas pelo uso de ar-condicionado. “A rinite alérgica é tratada com imunoterapia, com vacinas específicas. Já a rinite não alérgica não tem tratamento via vacina, sendo necessário evitar os fatores que desencadeiam a reação”, explica o especialista.
Quanto à sinusite, que pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou por reações alérgicas, as mudanças de temperatura provocadas pelo ar-condicionado podem agravar o quadro. Assim como a rinite, a recomendação para aliviar os sintomas é evitar os fatores desencadeantes. “Uma das melhores formas de aliviar os sintomas é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico. Isso mantém as vias respiratórias limpas e evita o ressecamento”, afirma Mendes Junior.
Outro ponto importante para evitar desconfortos relacionados ao ar-condicionado é a manutenção adequada do aparelho. A limpeza frequente, a troca regular dos filtros e a manutenção dos dutos são fundamentais para garantir a qualidade do ar. “Evitar mudanças bruscas de temperatura também é essencial. Eu recomendo manter o termostato sempre em torno de 23 graus”, complementa o especialista.
Para quem busca um tratamento eficaz e definitivo contra rinite e sinusite, o IPO oferece o Centro de Rinite, um setor especializado que utiliza equipamentos de ponta para diagnóstico preciso e tratamento adequado. Para mais informações, basta acessar o site do hospital: Centro de Rinite e Alergia – IPO.