dentista
(Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil)

No dia 25 de outubro se comemora o Dia do Dentista e da Saúde Bucal, data que marca o aniversário da criação do curso de Odontologia, em 25 de outubro de 1884.

A função do dentista está muito além cuidar dos nossos dentes. Hoje o dentista olha para o paciente como um todo, sua saúde bucal e bem estar geral. Sabemos que cabe ao profissional Dentista, conscientizar sobre higiene dental, realizar restaurações, reabilitações oral, limpezas e muitos outros procedimentos. Porém poucos sabem a real gama das funções de um dentista.

A laserterapia, por exemplo, através do uso de Aparelhos que emitem Luz Laser Terapêutica auxilia na regeneração celular e redução da dor. Está também muitas vezes indicada para pessoas com complicações de tratamentos oncológicos, como a Mucosite.

O tratamento com a Luz Laser Terapêutica ou Laserterapia é um tratamento rápido e indolor que mostra resultado desde a primeira sessão de aplicação. O tratamento dividido em diversas sessões, gera recuperação gradual e natural. Essa é a área de especialização da Dra. Ana Paula Samways. “A tecnologia hoje está aí para facilitar a nossa vida por toda parte. Maravilhoso o que a tecnologia hoje consegue nos beneficiar também na área da saúde” conta Ana Paula. 

Com mais de 10 anos de estudo no Brasil e no exterior em centros de excelência em Laser, Ana Paula informa que a utilização do laser hoje vai muito além da questão estética. A laserterapia ou Fotobio, como apelidou, é de extrema importância para a saúde e bem-estar geral. “Desde a primeira sessão já vemos muito resultado” afirma tanto o paciente como a Ana Paula.

Outra informação importante é sobre a indicação da Laserterapia desde em crianças como em idosos, com segurança, sem efeito colateral. Crianças com Gengivoestomatite Herpética ou com casos de Pé-Mão-Boca chegam sem falar ou sem conseguir engolir e já saem da 1ª consulta, muito bem. Seguimos o protocolo fazendo mais algumas sessões e resolvemos o problema de forma muito mais rápida do que o tempo tradicional, trazendo conforto para pais e filhos, de forma tranquila, rápida, eficaz e sem dor. Numa experiência surpreendentemente agradável para o paciente,” Ana Paula. 

Outra área importante de atuação do Dentista é no tratamento do mau hálito. Muitas pessoas podem considerar falta de higiene ou algo banal a ser tratado, mas que pode gerar muitos malefícios e até desconforto social e aspectos depressivos, diz a Claudia Gobor, especializada em halitose e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose. “Essa é uma condição anormal do corpo, ela causa odores expirados pelos pulmões, narinas e bocas, que se alteram de forma desagradável. Não é uma doença mas pode revelar alguma patologia ou alteração de saúde. O mau hálito é um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio. Assim tratando e controlando a halitose, resolvemos também uma doença ou alteração fisiológica, sistêmica e também psico social do paciente”. 

Uma condição que pode também atrapalhar dia e noite das pessoas é o bruxismo. Muitas vezes ocorre a demora para diagnosticar o bruxismo, o ranger ou até o apertar dos dentes. Essa propensão pode aparecer em pessoas com distúrbios do sono, doenças psiquiátricas, doenças neurológicas, ou pessoas que fazem uso de medicamentos ou outras substâncias como drogas, álcool e cigarro. 

Por meio de um diagnostico multi disciplinar é possível realizar um tratamento eficaz. O ideal é buscar ajuda de um profissional adequado, como um especialista em odontologia do sono. A Alessandra Kuskoski Szupka afirma, “o diagnóstico do bruxismo envolve avaliação clínica, análise da história do paciente, exame físico da boca e dos dentes e até polissonografia para monitorar o bruxismo durante o sono”. 

Por ser uma área plural, clínicas Integrativas com profissionais de diversos e segmentos são uma excelente opção para você e sua família.