close-up-couple-love-kissing
Dia do Beijo. (Freepik)

O Dia do Beijo está chegando e muita gente pretende aproveitar a data, celebrada no dia 13 de abril, beijando muito. Mas, além da ternura, o ato exige atenção quando o assunto é a saúde bucal. Poucos se lembram, mas a boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e vírus, e o beijo pode ser um transmissor de diversas doenças, como explica Alexandre Ravani, dentista e CEO da PróRir, rede de clínicas odontológicas.

“A mononucleose, também conhecida como ‘doença do beijo’, é causada pelo vírus Epstein-Barr, ela pode ser assintomática e confundida com doenças respiratórias. Outras comuns são a herpes labial, a candidíase oral, o HPV, além da transmissão de gripes e resfriados”, diz o especialista.

Por isso, deve-se evitar esse contato com pessoas desconhecidas ou que estejam com sintomas como febre, dor no corpo ou feridas na boca. “Algumas dessas doenças não têm tratamento e tendem a passar sem interferência médica. Portanto, os medicamentos usados geralmente são apenas para aliviar os sintomas”, afirma o Drº Ravani.

Por isso, o melhor remédio é sempre a prevenção, conforme as orientações do dentista: 

  • Mantenha uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia e usando o fio dental;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Evite compartilhar copos e talheres;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Vacine-se contra a gripe;
  • Tenha uma alimentação equilibrada;
  • Realize exames de rotina.

O profissional ressalta a importância de visitar o dentista regularmente. “Ao menos uma vez por ano ou sempre que sentir algum desconforto. Se sua saúde bucal está em dia, então escolha um bom parceiro, beije muito e seja feliz”, finaliza o CEO da PróRir.

Sobre a PróRir

Fundada em 2006, a rede carioca de consultórios odontológicos, visa aliar um serviço de qualidade a preços acessíveis, atendendo com serviços que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 20 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional.