Dores de cabeça: como diferenciar o tipo de dor

Ainda que os sintomas possam ser semelhantes, é preciso estar atento para ter o diagnóstico correto entre os diversos tipos de dor de cabeça

Redação Bem Paraná

Quem não conhece uma pessoa que vive tomando remédios para dor de cabeça? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca, assim como outras formas de dores de cabeça, interfere na qualidade de vida e nas tarefas diárias de mais de 75% da população brasileira adulta. Além disso, é considerada como uma das 20 dores mais incapacitantes do mundo. Por isso, há uma indústria dedicada a tentar solucionar esses problemas que, não raro, só têm efeitos paliativos.
“Existem diferentes sintomas relacionados à dor de cabeça”, explica o neurologista Pedro André Kowacs. “Cefaleias de início abrupto, cefaleias desencadeadas pelo aumento da pressão intracraniana ou dentro do abdômen, ocasionadas por mudança na posição da cabeça, assim como as associadas a sinais neurológicos sintomas sistêmicos como febre, são apenas alguns exemplos. Por isso, uma vez que o paciente tenha algum desses sintomas, é importante buscar atenção médica”.


Quatro tipos diferentes de dor de cabeça abaixo e como identificá-los:

Tensionais

Cefaleia em salvas

Enxaqueca

Neuralgias