Empresa desenvolve canal online de informações sobre o HIV

Editado por Alana Morzelli
REDES SOCIAIS

Foto: Tania Rêgo/Abr

A GSK acaba de lançar uma solução inovadora no WhatsApp que transforma o aplicativo em uma ferramenta educativa e acolhedora para a prevenção ao HIV. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a empresa Smarters, oferece informações claras e personalizadas sobre o HIV e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), estratégia de prevenção já disponível gratuitamente no SUS.

Com linguagem acessível e abordagem empática, o chatbot “Tudo sobre PrEP” responde dúvidas, orienta sobre os métodos de prevenção mais adequados para diferentes perfis e informa sobre serviços de saúde disponíveis nas proximidades do usuário. O serviço funciona 24 horas por dia, de forma anônima, respeitando o ritmo e o conhecimento de cada pessoa — algo fundamental em um cenário ainda marcado pelo preconceito e pela desinformação.

Ferramenta responde de forma anônima, acolhedora e com base científica

O sistema adapta as respostas conforme o nível de conhecimento do usuário, seu histórico de uso da PrEP e sua localização geográfica, promovendo um espaço seguro para conversar sobre saúde sexual sem julgamentos. A tecnologia desenvolvida pela Smarters aposta em inteligência artificial para oferecer um atendimento sensível, baseado em evidências científicas e em linguagem natural.

“Combater o preconceito e o estigma relacionados ao HIV é fundamental para criar uma sociedade mais justa, acolhedora e saudável, especialmente para a população LGBT+. O conhecimento acessível e sem julgamentos é essencial para ampliar o acesso à prevenção”, destaca Roberta Corrêa, diretora da Unidade de Negócios de HIV da GSK/ViiV Healthcare.

Além do WhatsApp, a iniciativa conta com o site tudosobreprep.com.br, com conteúdo sobre diferentes estratégias de prevenção e dados sobre o cenário do HIV no Brasil.

Para acessar o chatbot, basta enviar uma mensagem com “Olá” para o número (21) 2018-1028.

Cenário da PrEP no Brasil

Mesmo com a oferta da PrEP oral no Sistema Único de Saúde (SUS), muitos brasileiros ainda desconhecem essa estratégia. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 46 mil novos casos de HIV foram registrados em 2023. A prevalência entre gays e homens que fazem sexo com homens é de 18,4%, indicando a urgência em ampliar o acesso à informação e à prevenção.

A PrEP é indicada para pessoas a partir de 15 anos, com no mínimo 35 kg, sexualmente ativas e em maior risco de infecção pelo HIV. No SUS, é oferecida na forma oral, com duas possibilidades de uso:

Já a PrEP injetável, com aplicação glútea bimestral, ainda não está disponível no Brasil, mas já foi aprovada pela Anvisa. Estudo nacional (ImPrEP CAB Brasil) demonstrou alta adesão à versão injetável e nenhum caso de infecção pelo HIV entre os participantes durante o uso.

“O chatbot representa o que acreditamos ser o futuro das conversas sobre saúde: acessíveis, personalizadas, baseadas em ciência e construídas com empatia”, afirma Diego Bujaldon, Chief Project Officer da Smarters.

Ficha técnica do projeto “Tudo sobre PrEP”

Sobre a ViiV Healthcare e a GSK

Criada em 2009 como uma joint venture entre GSK e Pfizer, com posterior entrada da japonesa Shionogi, a ViiV Healthcare é uma companhia global dedicada exclusivamente ao HIV. Atualmente, a GSK detém 76,5% da empresa, que atua em mais de 50 países e lidera pesquisas em prevenção e tratamento do HIV. No Brasil, a distribuição dos produtos da ViiV é feita pela GSK.

Sobre a Smarters

A Smarters é uma empresa de tecnologia especializada em experiências conversacionais inteligentes, com foco na construção de agentes de comunicação natural para marcas e consumidores. Parceira de negócios da Meta, a Smarters atua com desenvolvimento de chatbots e soluções via WhatsApp Business API, promovendo interações humanizadas, estratégicas e com resultados mensuráveis. Saiba mais em: https://smarte.rs