Esfriou? Veja como não deixar as doenças entrarem em casa

Com previsões de dias com temperaturas abaixo de zero grau, pais precisam ficar atentos à saúde dos filhos

Redação Bem Paraná

Parece mesmo que o inverno chegou. A máxima prevista para os próximos dias, por exemplo, não deve passar dos 15 graus em Curitiba e região, a previsão é de que as temperaturas fiquem abaixo de zero. E se a preocupação com a saúde de jovens e adultos já é grande, para quem tem filho pequeno é ainda maior. Como as crianças ainda têm o sistema imune imaturo, as várias doenças de inverno, quando chegam – gripe, rinite, otite, sinusite e amigdalite, por exemplo, parecem vir em comboio, deixando os pais, muitas vezes, sem saber o que fazer.

Mas segundo a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Scheila M. Gambeta Sass, é possível proteger os pequenos e alertar os pais sobre algumas formas importantes de prevenção.

“Crianças que vão para escolinha estão sempre em contato com outras crianças, e a transmissão de vírus acaba sendo maior. Por isso é importante que tanto os pais em casa quanto os professores nas escolas sempre tenham o hábito de orientar a higienização das mãos várias vezes ao dia e manter os ambientes arejados. Outra dica é agasalhar bem a criançada e manter a mucosa nasal sempre hidratada, com o uso de soro fisiológico”, explica a especialista.
Nos casos de espirros ou tosse, a dica é sempre cobrir a boca e o nariz para evitar a disseminação de germes, e não se esquecer de manter a vacinação em dia.


Como se cuidar

Nariz entupido. E agora?

Tempo seco e baixas temperaturas

Uso de umidificador

E o ar-condicionado?