Um convênio vai ampliar o atendimento gratuito para gatos com esporotricose, doença transmitida entre animais e humanos causada por fungos e considerada a micose subcutânea mais amplamente distribuída e prevalente no mundo. A agenda para atendimento será aberta no dia 1º de setembro, às 12 horas no site de Rede de Proteção Animal.
Leia mais:
As consultas precisam ser agendadas previamente, pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. O atendimento começa no dia 10 de setembro, na Clínica Veterinária Escola da PUCPR, que fica na Rua Rockefeller, 1.311, Rebouças.
A ampliação do serviço gratuito é resultado de uma parceria da Rede de Proteção Animal, que firmou um contrato entre a Prefeitura e a Clínica Veterinária Escola da PUCPR.
- Cãominhada, atividades de lazer e serviços movimentam o Domingo no Centro
- Fim de semana terá desfile cívico-militar com seis mil participantes
- Fim de semana tem esporte e lazer nos parques e no Domingo no Centro
- IBGE confirma: coleta do lixo atende 100% dos domicílios de Curitiba
Rede de Proteção Animal segue conceito de saúde única
De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, esse é mais um avanço nos serviços oferecidos pela Rede de Proteção Animal e que segue o conceito de saúde única, com os cuidados com as pessoas, animais e o meio ambiente.
“A esporotricose é uma doença fúngica que pode ser transmitida do gato infectado para outros gatos e até para as pessoas, principalmente por arranhões e mordidas, por isso o tratamento rápido ajuda a mitigar a propagação dessa doença”, disse Evaristo.
No enfrentamento da esporotricose, a abordagem de saúde única mostra que o tratamento precoce e adequado de gatos infectados não apenas promove o bem-estar animal, mas evita a disseminação do fungo para outros animais e também ao ambiente, além de contribuir na redução da incidência da esporotricose humana.
Em Curitiba, atualmente, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entrega o antifúngico gratuitamente para os tutores de animais acometidos pela doença desde que haja a prescrição médico-veterinária prévia.
Consultas gratuitas para atender cães e gatos
A Clínica Veterinária de apoio HPet e o Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis também já oferecem gratuitamente consultas para o diagnóstico de esporotricose, entre outras doenças. No caso do Hospital, há também no próprio local a entrega do medicamento para o tratamento da esporotricose em gatos que passarem pelo atendimento.
Esta medida é fruto de uma ação conjunta da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, e da Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Castração
Desde janeiro deste ano, a Rede de Proteção Animal já fez 24 mil cirurgias de castração gratuitas em eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba, sendo 13 mil em gatos. A intenção da Rede de Proteção Animal é fazer 100 mil castrações até 2028.