
O Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, reforçou a importância da solidariedade e deu ainda mais visibilidade às ações do Junho Vermelho no Paraná. Como parte da campanha, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) tem intensificado as coletas externas por meio do programa “Hemepar vai até você”, que leva equipes de coleta a municípios da Região Metropolitana de Curitiba e bairros mais afastados da capital.
A coleta externa acontece por meio de quatro hemocentros estaduais do Paraná – de Maringá, no Noroeste; Apucarana, no Vale do Ivaí; Ponta Grossa, nos Campos Gerais e Curitiba – com o objetivo de ampliar o acesso da população ao serviço de doação de sangue.
Leva e traz de doadores de sangue
Outra ação desenvolvida pelo Hemepar, com objetivo de ampliar o acesso da população à doação de sangue, é o serviço de “leva e traz”. Nesse tipo de serviço, uma van realiza o deslocamento de grupos de doadores de instituições parceiras até Curitiba, retornando após a doação.
De acordo ainda com a diretora, para a disponibilização desta comodidade, é necessário realizar o agendamento prévio de grupos com 14 pessoas. “Essas são estratégias que nos auxiliam a manter os estoques estáveis. Ainda assim, os tipos O negativo e O positivo estamos sempre precisando”, complementou.
Para ter acesso às coletas externas entrar em contato com o serviço social do Hemepar pelo telefone: (41) 3281-4051 e e-mail: [email protected].
Hemorrede
Atualmente, a Hemorrede paranaense atende 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). São 23 unidades captando sangue para distribuir em 384 hospitais – públicos, privados ou filantrópicos.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 238 milhões entre custeio, equipamentos e insumos modernos para o ciclo do sangue (hemoterapia), consolidando a hemorrede paranaense como uma das mais avançadas do país e referência para os demais hemocentros da rede nacional.
Quem pode doar sangue
É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).