Franklin de Freitas

O Hospital Evangélico Mackenzie realiza neste final de semana um mutirão de cirurgias para tratamento da Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP), com a realização de 20 procedimentos de enucleação endoscópica da próstata com Holmium Laser (HoLEP). As cirurgias serão no sábado (09) e domingo (10), das 07 horas às 18 horas, em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa técnica é considerada a mais moderna em cirurgias de HBP e é minimamente invasiva. “Atualmente existe uma fila represada de pacientes em Curitiba que precisam desta cirurgia e que, se não fosse pelo mutirão, seriam operados pela técnica convencional (aberta). Com o mutirão, os pacientes terão acesso à tecnologia mais avançada no tratamento de próstatas grandes, sem cortes e com alta prevista em 24 horas após a cirurgia”, destaca o médico urologista Paulo Jaworski, professor titular da Faculdade Evangélica Mackenzie e um dos responsáveis pelo mutirão.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a HBP afeta cerca de 50% dos pacientes acima dos 50 anos e é mais comum com o avanço da idade, atingindo 80% dos homens acima dos 90 anos de idade. “É uma condição muito comum na terceira idade e que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes, pois com o aumento da próstata há uma compressão e estreitamento da uretra. Se não dor tratada, a HBP pode evoluir para quadros mais graves e em alguns casos pode levar à insuficiência renal”, explica o médico urologista Ruimário Coelho, coordenador do curso de treinamento em enucleação endoscópica com Holmium Laser (HoLEP) do SCOLLA – Centro de Treinamento Cirúrgico, do qual o mutirão faz parte.

Serviço: Mutirão de cirurgias HoLEP
Local: Hospital Evangélico Mackenzie
Data: 09 e 10 de dezembro
Horário: das 07 horas às 18 horas