O Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, um dos mais importantes na Grande Curitiba, acaba de reinaugurar a ala pediátrica totalmente remodelada, fruto dos projetos “Infância Bem Cuidada” e “Infância 360”.
Com foco em conforto, acolhimento e humanização, o espaço foi reformado com recursos captados junto a empresas e instituições parceiras por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), que viabilizou um investimento de quase R$ 7 milhões.
A iniciativa representa um avanço no cuidado oferecido a crianças e suas famílias, com melhorias estruturais e ambientais que impactam diretamente a experiência hospitalar. “Mais do que oferecer um espaço bonito, a nova ala foi pensada para acolher — tanto as crianças quanto suas famílias — num momento de vulnerabilidade”, explica a Dra. Caroline Caron Fukushima, coordenadora da Pediatria. “Ambientes mais confortáveis, modernos e lúdicos contribuem diretamente para o bem-estar e até para a recuperação dos nossos pequenos pacientes.”
A nova estrutura inclui brinquedoteca, ambientes lúdicos, sala de procedimentos, copa de apoio, poltronas reclináveis e melhorias gerais na infraestrutura. A proposta é tornar a experiência hospitalar mais leve e segura para as crianças.
Para a Dra. Caroline, o brincar também é terapêutico. “Todo o elemento lúdico da ala pediátrica permite não apenas que a criança continue sendo criança, mesmo ao longo da internação, mas também que tenha seu estresse reduzido e uma recuperação mais rápida”, explica.
Um cuidado que faz diferença no hospital
A médica ressalta que já é possível perceber o impacto positivo da mudança no comportamento das crianças. “Os olhos brilham, o choro dá lugar ao sorriso. Isso também ajuda a criar um vínculo de confiança com a equipe, tornando todo o processo de cuidado mais leve e efetivo.”
O projeto também reforça o compromisso da instituição com a equidade no atendimento infantil, contemplando todos os públicos. Anualmente, o Hospital Angelina Caron realiza mais de 63 mil atendimentos a crianças, sendo que 70% desse total corresponde a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O cuidado humanizado começa com o olhar, com a escuta e com o respeito ao tempo e às necessidades de cada criança e família. Essa nova estrutura nos dá mais condições de praticar essa humanização de forma concreta, mesmo em meio à alta demanda”, afirma a médica.
Doações que geram impacto
A expectativa é que a nova ala se torne um marco no cuidado infantil e incentive ainda mais empresas a colaborarem com o projeto, por meio da destinação de recursos via Imposto de Renda para o FIA. “Cada doação faz diferença. Esperamos que todas as crianças que passarem por aqui se sintam cuidadas, respeitadas e acolhidas como merecem — e que encontrem, na pediatria do Angelina Caron, um espaço de amor, esperança e fé”, finaliza a Dra. Caroline.
Saiba como transformar parte do seu Imposto de Renda em investimento social em doe.hospitalangelinacaron.org.br
Sobre o Hospital Angelina Caron
O Hospital Angelina Caron tem como missão promover saúde com excelência, segurança e gestão eficiente, assegurando atendimento integral, humanizado e qualidade de vida aos seus mais diversos públicos. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 42 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e
possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no estado. É o maior centro transplantador de órgãos sólidos do Paraná, com mais de 3 mil transplantes realizados. A instituição é referência nacional em saúde de alta complexidade, com
atuação em todas as vertentes da medicina, incluindo procedimentos de cirurgia robótica. Com investimentos constantes em tecnologia e equipamentos de última geração, também se destaca como um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.