
Um espetáculo realizado pela Escola Dance Show terá participação especial de participantes do CEDIVIDA, programa mantido pelos Amigos do HC, de Curitiba, e estimula a doação de órgãos.
A capital paranaense se prepara para receber a 4ª edição do “Dance Esperança – A Vida em Movimento”, um espetáculo que transforma palcos em poderosas ferramentas de conscientização.
Neste ano, a apresentação será em 21 de novembro, às 20h30, no Teatro Positivo UP Experience (Pequeno Auditório) e é inteiramente dedicada à campanha pela doação de órgãos no Brasil.
O evento é uma parceria entre a Escola Dance Show e a Associação dos Amigos do HC, por meio do Programa CEDIVIDA, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. Parte da renda arrecadada com os ingressos será doada diretamente para a campanha de doação de órgãos.
De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Domingos Murta, a doação de órgãos precisa ser amplamente destacada na mídia. “A conscientização sobre a doação de órgãos é urgente. Esse espetáculo significa esperança para esta causa tão nobre e pode salvar milhões de vidas”, afirma.
Emoção no palco
Um dos pontos altos e mais aguardados da noite é a participação especial e emocionante do CEDIVIDA. Pelo segundo ano consecutivo, idosos que participam das atividades do programa levarão alegria e paixão ao palco. O corpo de bailarinos e bailarinas é composto por 111 pessoas, entre profissionais experientes e amadores. Com coreografias preparadas por profissionais da Escola Dance Show, o espetáculo é uma verdadeira amostra da diversidade da dança.
“É um espetáculo bem variado, que promete encantar o público com coreografias de ballet, jazz, dança do ventre, hip hop, samba no pé, além de dança de salão (tango, samba de gafieira, forró, bachata, sertanejo e zouk)”, conta a professora Regina Monticelli, coreógrafa e bailarina, proprietária da Dance Show.
Dados nacionais
O Ministério da Saúde reconhece o Brasil como o 2º maior transplantador de órgãos do mundo em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com a vasta maioria dos procedimentos sendo realizados via SUS. No entanto, o desafio continua imenso:
Lista de espera: Mais de 41 mil pessoas aguardam atualmente por um órgão para sobreviver, sendo o rim o mais procurado.
Obstáculo: A recusa familiar é o fator que mais impede a doação. Cerca de 45% das famílias ainda negam a autorização, mesmo em casos de morte encefálica, impactando a chance de salvar vidas.
O evento reforça a mensagem das campanhas oficiais: a doação é um ato de amor, mas depende da comunicação familiar. É fundamental que o desejo de ser um doador seja conversado e explicitado aos parentes próximos. De acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, o Brasil possui uma fila de espera com 47.720 pacientes aguardando por um órgão na lista de espera, sendo 2.743 no Paraná.
Garanta sua presença
A organização alerta que, com a proximidade da 4ª edição e o sucesso de público das apresentações anteriores, os ingressos estão se esgotando rapidamente. O valor do ingresso antecipado custa R$60,00 e pode ser adquirido pelo WhatsApp (41) 99106-9666.
Serviço:
Dance Esperança – A Vida em Movimento
Data e Local: 21 de novembro
Horário: 20h30
Local: Teatro Positivo UP Experience
Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Informações e Ingressos: 41 99106 9666