Quedas em idosos: Sesa alerta para riscos e reforça ações de prevenção no Paraná

Redação Bem Paraná com AEN
raf05688

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta terça-feira (24), quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) faz um alerta sobre os riscos e as consequências das quedas entre pessoas idosas. A data busca mobilizar profissionais da saúde, gestores, familiares e a sociedade em geral para a criação de ambientes mais seguros e o estímulo à autonomia dos idosos.

Segundo a Sesa, escorregões, tropeços, passos em falso e episódios de desequilíbrio são as principais causas de quedas em pessoas com mais de 60 anos. Além de comuns, esses acidentes podem trazer sérias consequências, como fraturas, hospitalizações prolongadas e perda de independência, o que impacta diretamente a qualidade de vida dos idosos.

A secretaria reforça a importância da prevenção e convida a população, cuidadores e profissionais da saúde a adotarem medidas que contribuam para um envelhecimento mais seguro e saudável.

Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde (SIH/SUS), o Paraná registrou 12.024 internações por quedas entre pessoas com 60 anos ou mais, em 2024. Em apenas quatro meses de 2025, já foram contabilizadas 3.914 internações. As mortes também são preocupantes: 425 idosos perderam a vida em 2024 e outros 134 morreram de janeiro a abril deste ano em decorrência dessas ocorrências, principalmente entre pessoas com mais de 80 anos.

Esses eventos também geram grande demanda nos atendimentos de urgência e emergência. Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) atenderam 16.985 chamadas por quedas envolvendo pessoas idosas. Até meados de junho de 2025, já foram 8.372 atendimentos, sendo a maioria por queda de mesmo nível – acidentes que acontecem em casa ou em calçadas, sem desníveis ou degraus.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os números também preocupam: foram 3.535 atendimentos por queda em 2024, e 1.435 apenas nos primeiros quatro meses de 2025, o que já representa mais de 40% do total do ano anterior. Entre os cerca de 190 mil idosos cadastrados no Sistema de Informação da Pessoa Idosa no Paraná, mais de 9% relataram ter sofrido duas ou mais quedas no último ano.

Cuidado com os idosos

Com uma população de aproximadamente 2.088.478 de habitantes acima de 60 anos (projeção do Ipardes para 2025), o Paraná desenvolve diversas políticas de saúde voltadas à população idosa. As estratégias possibilitam não apenas a melhoria da qualidade de vida desse público, mas também dão suporte às equipes médicas em todo o Estado.

Com foco na prevenção de quedas, a Sesa, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibiliza o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos, que aborda os principais riscos e apresenta medidas preventivas essenciais para garantir a segurança dos idosos em seus lares.

Entre essas orientações, a Sesa destaca a adoção de medidas simples e eficazes que podem fazer a diferença na prevenção de quedas, como manter os ambientes domésticos livres de obstáculos, instalar barras de apoio em locais estratégicos como banheiros, corredores e ao lado da cama, utilizar calçados adequados, garantir boa iluminação, praticar exercícios físicos regularmente e revisar o uso de medicamentos com a equipe de saúde.

Para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promove a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Pessoas Idosas e participa de dois eventos voltados à conscientização e capacitação sobre o tema.

Nesta terça-feira (24), haverá atividades presenciais no Espaço ConVIVER 60+, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com avaliação de risco, orientações e dicas práticas com especialistas. Na quarta-feira (25) será realizada uma webconferência estadual para capacitação das equipes de saúde. O encontro reunirá profissionais de referência na área da saúde da pessoa idosa para discutir estratégias de prevenção e manejo de quedas em diferentes contextos.

Serviço:

Dia Mundial de Prevenção de Quedas – Movimente-se sem medo: Previna Quedas

Data: 24 de junho – das 8h30 às 12h

Local: Espaço ConVIVER 60+ UFPR – Rua Pasteur, nº 26 (UFPR Unidade Batel)

Webconferência – Prevenção e Manejo de Quedas e Acidentes Domésticos em Pessoas Idosas

Data: 25 de junho – das 13h30 às 16h30

Transmissão online: youtube.com/EsppVirtual