
Quer parar de fumar? Desde 2019, o número de municípios do Paraná que ofertam o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) aumentou 34%, passando de 251 para 337 cidades com o serviço implantado, o que corresponde a 84% do Estado. A expansão garante que mais pessoas tenham acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Leia mais
- Conheça o pickleball, esporte que virou moda em Curitiba
- Campanha ‘Se precisar, peça ajuda’ reforça prevenção do suicídio e conscientização sobre saúde mental
O tratamento oferecido pelo SUS aumenta em até cinco vezes as chances de sucesso de quem deseja abandonar o vício. Nesses municípios, o programa disponibiliza grupos de apoio, acompanhamento multiprofissional e medicamentos auxiliares no processo de cessação do tabagismo.
O programa conta com atuação de equipes da saúde que oferecem apoio integral às pessoas que desejam parar de fumar. Por meio do programa são realizadas sessões estruturadas e, a partir da avaliação da equipe e do nível de dependência, poderão ser disponibilizados os medicamentos, como os adesivos e gomas de mascar, conforme indicação clínica.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância da ampliação do acesso. “Esse crescimento demonstra o compromisso do Paraná com a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Quanto mais pessoas têm acesso ao tratamento, maiores são as chances de reduzir o número de fumantes e, consequentemente, as doenças associadas ao tabaco, como câncer e doenças cardiovasculares”, afirma.
Para participar dos programas contra tabagismo, o cidadão deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa.

Como parar de fumar em Curitiba
Quem quer parar de fumar pode buscar apoio do município de Curitiba. A capital paranaense oferta o acompanhamento no combate à dependência do cigarro, a partir do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que oferece grupos presenciais e também virtuais. O programa acontece na esfera da política pública municipal de promoção da qualidade de vida: o Curitiba Viva Bem.
Para participar do Programa de Controle do Tabagismo, basta que o fumante dê o primeiro passo: procure por essa ajuda na sua unidade de saúde de referência ou ligue para a Central Saúde Já Curitiba, que atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.
Tabagismo é principal causa de morte evitável do mundo
Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. No Brasil, a estimativa é que, por ano, 156 mil pessoas morram em decorrência de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.
A meta da Secretaria da Saúde do Paraná é ampliar ainda mais a presença do programa nos municípios que ainda não implantaram o serviço, garantindo que toda a população tenha acesso a acompanhamento de qualidade para enfrentamento da dependência.
A Sesa também alerta para os novos desafios do tabagismo, como o uso de cigarros eletrônicos, que têm atraído principalmente jovens e adolescentes. Estudos já apontam que esses dispositivos podem causar dependência ainda mais intensa, além de trazer sérios riscos à saúde.
O atendimento para quem deseja parar de fumar está disponível em 1.137 estabelecimentos de saúde, a maior parte em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Paraná. A pessoa que deseja parar de fumar pode procurar a unidade mais próxima ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade para obter mais informações.