Para orientar os pacientes na hora de fazer os exames antes de viajar para curtir as férias, o médico cardiologista Marco Miguita elencou cinco exames relativamente mais simples e acessíveis que ajudam a identificar problemas cardíacos. “A partir desses exames, se o médico identificar alguma incongruência, encaminhará o paciente para exames mais específicos e profundos”, ressalta o especialista. “Detectar precocemente possíveis doenças é fundamental para prevenir complicações graves.
1.Exames de sangue: em um hemograma completo, é possível avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue, bem como alterações nos níveis de hemácias e plaquetas que podem indicar problemas de coagulação sanguínea e possíveis doenças cardíacas.
2.Raio-X do tórax: indolor e inofensivo, o exame é uma fotografia que ajuda a identificar o tamanho e o formato do coração podendo identificar condições como insuficiência cardíaca ou aumento no coração, além de detectar depósitos de cálcio no pericárdio. O raio-x também mostra a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode indicar aneurismas.
3.Ecocardiograma: o exame é uma ultrassonografia do coração, que fornece imagens em alta resolução do órgão em movimento, permitindo avaliar a estrutura do coração, entre elas as câmaras, músculos, válvulas, artérias e veias, além do fluxo sanguíneo. A partir das imagens é possível identificar doenças como lesões valvares, infarto do miocárdio, miocardiopatias, tumores, trombos e doenças congênitas.
4.Teste Ergométrico: o procedimento avalia a resposta do coração e do sistema cardiorrespiratório durante o exercício físico. Rápido, simples e não invasivo, é um exame de esforço que ajuda no diagnóstico de hipertensão, arritmia e insuficiência cardíaca. É um exame importante antes de liberar atletas para a prática de exercícios físicos.
5.MAPA: a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial registra a pressão arterial do paciente durante 24 horas, através de um aparelho eletrônico acoplado a uma braçadeira colocada no braço. O paciente passa um dia com o aparelho, desenvolvendo atividades normais de sua rotina, para acompanhar a hipertensão, avaliar o tratamento contra pressão alta e investigar sintomas de hipotensão.