Neste dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado no dia 20 de março, entidades voltadas à saúde reforçam a importância dos cuidados com a boca e os impactos que ela tem na saúde geral. Problemas bucais não afetam apenas os dentes e gengivas, mas também podem a saúde geral.
Entre essas condições, o bruxismo tem sido uma das mais faladas, principalmente pelo seu potencial destrutivo para os dentes e qualidade de vida dos pacientes.
“Muitas pessoas não percebem que o bruxismo pode estar por trás de sintomas como dor na mandíbula, desgaste dentário e até dificuldade para dormir, por isso, é importante o acompanhamento de um profissional”, explica a PhD em odontologia e pesquisadora do CPAH, Andrea Melo, especialista em bruxismo.
O que é o bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio que causa o ranger ou apertar involuntário dos dentes, ele pode acontecer tanto durante o dia quanto à noite e causar desgaste do esmalte dentário, fraturas nos dentes, dores na musculatura facial e até dificuldades para abrir a boca.
Ele também está ligado ao estresse e à qualidade do sono, por ser uma condição silenciosa, muitos pacientes só percebem o problema quando os sintomas estão muito fortes.
Quais são as causas do bruxismo?
O bruxismo pode ter várias origens, ele pode ser influenciado por fatores físicos e emocionais que variam em cada caso, confira algumas causas comuns:
*- Saúde mental: Estresse e ansiedade, emoções reprimidas podem desencadear a contração involuntária dos músculos da mandíbula;
*- Sono ruim: Distúrbios do sono, como apneia, reduzem a qualidade do sono e aumentam a ocorrência de bruxismo noturno;
– Problemas na mordida (oclusão): Um alinhamento inadequado dos dentes também contribui para o ranger noturno e pode torná-lo mais grave;
– Cafeína e álcool: Substâncias estimulantes em excesso agravam a atividade muscular involuntária da mandíbula;
– Genética: Em alguns casos, o bruxismo pode ter um componente hereditário que contribui para surgir.
Como funciona o tratamento?
O tratamento do bruxismo precisa ser individualizado, considerando as necessidades de cada paciente. A Dra. Andrea Melo adota uma abordagem em quatro etapas para garantir um alívio eficaz dos sintomas:
“Minha metodologia de tratamento segue algumas etapas: Tratamento pré-sono com mudança de hábitos alimentares e higiene do sono, suplementação para aprofundamento do sono, ajustes na oclusão para prevenir danos dentários e a utilização de um dispositivo personalizado durante a noite”.
“Os primeiros três meses são importantes para a adaptação ao tratamento, após o início o paciente segue as recomendações e depois desse período realizamos um acompanhamento contínuo para monitorar a evolução e ajustar ou suspender a suplementação, conforme necessário”, explica Andrea Melo, que tem mais de 1.200 alunos em 17 países que já adotaram a metodologia idealizada por ela de diagnóstico, tratamento e controle do bruxismo.