cancer de mama campanha
Prevenção ao câncer de mama (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está à procura de voluntárias para uma pesquisa sobre câncer de mama. O estudo vai analisar o efeito da fisioterapia e do laser de pulseira na melhora de sintomas de pessoas que tratam a doença. Mulheres entre 20 e 75 anos que têm ou já tiveram a condição e estejam fazendo algum tipo de tratamento podem participar.

A ideia, do Centro de Estudos em Fisioterapia e Inovação Tecnológica Avançado (CEFITA), é verificar se os tratamentos são capazes de diminuir o cansaço e a dor, e aumentar a disposição, explica a professora Raciele Ivandra Guarda Korelo, que está à frente do projeto. A pesquisa dá continuidade a outro estudo, que avaliou as mesmas terapias em pacientes com fibromialgia. “Os resultados mostraram resultados positivos, diminuindo a dor e aumentando o índice de funcionalidade do paciente fibromiálgico”, diz a pesquisadora.

As voluntárias para a pesquisa sobre câncer de mama serão avaliadas e deverão passar por 2 atendimentos semanais, totalizando 10, que envolvem o uso da pulseira, exercícios de respiração e para a musculatura, além de uma máscara de argila para o rosto com o objetivo de promover bem-estar.

“Lembrando que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPR, uma vez que é seguro”, diz Raciele. Segundo a professora, o método testado já é usado para tratar sintomas de diferentes condições crônicas, como doenças coronarianas, diabetes mellitus e fibromialgia, e a pesquisa visa agora verificar a eficácia para melhorar a qualidade de vida de pessoas em tratamento do câncer de mama.

Para participar, interessadas devem entrar em contato com pesquisadores pelo e-mail ([email protected]) ou nos seguintes contatos: (41) 99590-4947 e (41) 99751-3298