Secretário do Ministério da Saúde diz que Brasil está bem preparado para a Copa do Mundo

Jarbas Barbosa declarou que as recomendações da Organização Mundial da Saúde estão sendo seguidas

Redação Bem Paraná com agências online

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o país está preparado para receber os turistas que chegarão para a Copa do Mundo. Barbosa afirmou que, como o Brasil já recebe milhares de turistas todos os anos, não houve a necessidade de se criar algo superficial exclusivo para o evento. “O que estamos procurando é consolidar as estruturas já existentes, ter uma melhor integração entre essas estruturas, de maneira que, não só para a Copa do Mundo mas para todos os eventos de massa, o Brasil esteja melhor preparado, explicou o secretário em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, o processo de preparação envolveu o acompanhamento da Copa do Mundo de 2010 e das Olímpiadas de 2012, além da experiência brasileira com grandes eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Em 2011, foi criada uma câmara técnica com participação das 12 cidades-sede e do Ministério da Saúde para a criação e validação de normas aplicáveis a grandes eventos. No dia 28 de maio, essa comissão vai inaugurar o primeiro de 13 centros integrados de operações conjuntas da saúde (Ciocs), que vão funcionar para agrupar informações, fazer análises de risco e recomendações.

O governo lançou uma página no site do Ministério da Saúde que contém informações sobre vacinas e cuidados com a saúde disponíveis em português, espanhol, inglês e francês. Em maio também será lançado o aplicativo Saúde na Copa, para tablets e smartphones, que permitirá que o turista cosulte hospitais e farmácias perto do local onde ele está, além de informar seu estado de saúde.