O tetradracma de  Gortyne (Creta) era uma moeda de prata utilizada 450 antes de Cristo e já mostrava o rapto de Europa por Zeus. Em 1o de janeiro de 2002 o continente europeu colocou em circulação o euro na Espanha, Itália, Bélgica, Áustria, Irlanda, Finlândia, França, Portugal, Grécia, Luxemburgo, Holanda e Alemanha.Através das figuras nacionais, paisagens, locais e símbolos escolhidos pelos doze países pioneiros, é possível  entender melhor cada povo. Um detalhe curisoso: os países dirigidos pela realeza fazem o culto da personalidade, imprimindo seus governantes no euro. Alguns chegam a ter seus rostos em todas as 8 moedas, de um centavo até 2 euros.

GRÉCIA — A moeda de um euro grego tem gravada a coruja de Atenas, cópia de uma antiga moeda local de 4 dracmas. A coruja , simbolo da deusa Atenas, representa a perspicácia. Desde o século V antes de Cristo as moedas de prata tinham em uma das faces a cabeça de Atenas e a coruja na face oposta. A moeda de 2 euros representa o rapto de Europa por Zeus em forma de touro. A ilustração da lenda da fundação da Europa como continente remonta a um mosaico encontrado em Esparta, datado do século III. O nome da  neta de Poseidon significa “rosto grande” ou “olhos grandes”.

ÁUSTRIA  — É Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), reconhecido  como embaixador austríaco da música no mundo, quem aparece no euro da Áustria. Desde 3 anos Mozart dedilhava o cravo de sua irmã, “procurando as notas que se amam”. O gênio morreu na indiferença geral e seu corpo foi enterrado em vala comum, sem nem mesmo uma cruz. A moeda de 2 euros foi dedicada a Bertha Kinsky, baronesa  von Suttner (1843-1914), romancista austriaca que contribuiu  para a fundação da Liga Internacional das Mulheres para a  paz e a liberdade. Ela recebeu o prêmio Nobel da paz em 1905.

ESPANHA — O rei Juan Carlos aparece tanto na moeda de 1 euro, quanto na de 2 euros. Nascido em Roma em 1938,filho de  Juan de Bourbon, conde de Barcelona  e neto do rei Alfonso XIII, o atual rei espanhol  casou-se em 1962 com Sofia,princesa da Grécia. Em 1969 foi designado como herdeiro do trono da Espanha pelo general Franco. Quando Franco morreu, em 1975, Juan Carlos  iniciou um regime democrático.

BÉLGICA — Em todas as moedas- de 1, 2, 5,10,20 e 50 centavos, 1 e 2 euros, está a figura do rei Albert II, que nasceu em Bruxelas em 1934, filho do rei Leopold III e da rainha Astrid. O rei Albert II  casou-se em 1959 com a italiana Donna Paola Ruffo di Calabria, a mais jovem das sete filhas do principe Fulco Ruffo di Calabria, herói aviador da primeira guerra mundial, e da condessa Luiza Gazelli.Eles tiveram dois filhos—o principe Philippe, herdeiro do trono—e o principe Laurent,além de uma filha, princesa Astrid.O rei Albert II assumiu o trono com a morte de seu irmão, rei Baudouin.

ALEMANHA — Nas moedas de 1 e 2 euros está presente a águia, que foi símbolo do império romano e depois do Santo Império germânico. A águia  acompanhada de uma serpente simbolizava a dualidade céu-terra. Hoje a águia real simboliza a democracia.

ITÁLIA — O Homem — Proporções Ideais do Corpo Humano-obra de Leonardo da Vinci (1452-1519), criada em 1492 e exposta na galeria Academia em Veneza, inspirou a moeda de 1 euro italiana.

HOLANDA — Em todas as moedas aparece a rainha Beatrix I. Béatrix Wilhelmina Armgard, nascida em 1938 no castelo Soestijk, proximo a Baarn, filha mais velha  da rainha Juliana e do principe Bernhard, casou-se com  o diplomata alemão Claus Von Amsberg em 1966 e assumiu o trono  em 1980, depois que sua mãe abdicou.

FINLÂNDIA — Nas 6 moedas de 1 a 50 centavos o Leão simboliza o Estado finlandês, com o rei dos animais encarnando o poder, a sabedoria e a justiça.Já utilizado no marco finlandês entre 1964 e 1993, o leão heráldico marca presença também  na bandeira do presidente da República.A

FRANÇA — Tanto a moeda de 1 euro como a de 2 euros têm a Árvore da Vida da República Francesa. É o simbolo da liberdade, da igualdade  e da fraternidade, lema da República na França. A árvore  estilizada está profundamente enraizada num hexagono (a França é chamada de “hexagone” pelo seu formato) e seus galhos floridos se erguem em direção às estrelas da Europa unificada.

IRLANDA — Em todas as 8 moedas predomina a harpa céltica. Eire, o nome da Irlanda em galês, dialeto  celta,significa harpa. O instrumento está presente em todas as representações do Estado. Foi com a harpa que os deuses e os mensageiros do país do Norte tocavam as melodias do sono, que  fazem adormecer aos que a ouvem, arriscando a nunca mais acordar. A harpa irlandesa liga o céu e a terra.

PORTUGAL – Todas as moedas portuguesas levam o sêlo do primeiro rei do país, Alphonso Henriques, conhecido como Palavra-Sinal Portugal. Foram escolhidos 3 símbolos do século XII que exprimem o dinamismo da construção européia e traduzem o encontro de culturas. Nas moedas de 1,2 e 5 centavos, o sêlo  de 1134; nas de 10, 20 e 50 centavos,  o sêlo de 1142 e nas moedas de 1 e 2 euros,  sêlo de  1144.