Todo ano, o Programa Alimente-se Bem, do Sesi/SP, realiza especiais temáticos para datas festivas. Nesta Páscoa, as doceiras Isabela Suplicy, Pati Piva, Daniela Ajaj e Mariza Chuairi, a convite do Sesi/SP e do Comitê Feminino da Fiesp, desenvolveram receitas de sobremesas, seguindo os objetivos do programa — aproveitamento integral e apropriado dos alimentos. Criado em 1999, o Alimente-se Bem pretende melhorar as condições de alimentação da população brasileira e também minimizar o quadro do desperdício.
Para se ter uma idéia, 60% do lixo domiciliar é composto por comida. Isso representa, a cada ano, um volume de 26,3 milhões de toneladas de restos de alimentos desperdiçados. O motivo, muitas vezes, é falta de informação sobre as possibilidades de utilização, incluindo-se aí cascas, talos, folhas e ramas desprezadas.
O Alimente-se Bem organiza cursos gratuitos em cozinhas didáticas do Sesi/SP, com informações teóricas sobre os alimentos e a parte prática também. O programa está disponível em 29 municípios, com oferta de cursos em 40 unidades. Os doces elaboradas pelas convidadas — trufa de batata doce (Pati Piva), bolo de cenoura com suco de casca de abacaxi (Daniela Ajaj), cuscuz de ameixa (Mariza Chuairi) e panforte (Isabela Suplicy) — vão ser ensinados nas aulas do programa. Para mais informações: www.sesisp.org.br.