Floresta Amazônica. (Marcelo Camargo/ABr)

Quem disse que nas férias não se aprende? O momento de pausa pode ser excelente para que as crianças e os adolescentes entendam o conceito de sustentabilidade – a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais. 

A temática da sustentabilidade pode ser trazida para o cotidiano das crianças e adolescentes de diferentes formas. Um desses caminhos é por meio de videogames que abordam discussões sobre meio ambiente e consumo consciente, por exemplo. 

Entre as vantagens de jogos para falar de temas como esse é a possibilidade de se aproximar do universo de interesse dos jovens. “É importante falar a mesma língua das crianças e adolescentes. Ao entrar no universo deles, os assuntos ganham mais peso e relevância para eles”, ressalta a professora de Ciências do Colégio Marista Goiânia, Thaiza Montine.

Confira 8 sugestões de jogos que falam sobre sustentabilidade e consumo consciente:

1. Abzû: 

O jogo segue a jornada de uma mergulhadora explorando o oceano e restaurando a vida marinha por meio de fontes mágicas, com a jogabilidade permitindo que o jogador navegue livremente em ambientes subaquáticos que vão desde águas abertas até cavernas naturais e ruínas antigas. “O cenário é pós apocalíptico, e o jogador precisa restaurar toda a fauna e flora do mundo”, ressalta a professora.

2. Cidade Verde                                                           

A proposta do jogo é a seguinte: você é um prefeito e deve construir uma cidade de acordo com as leis ambientais, ou seja, respeitando o meio ambiente, atendendo as necessidades sociais, cuidando da situação financeira e assim se preocupando com o desenvolvimento sustentável.

3. SOS Mata Atlântica

O jogo mostra, através de mini-games, a importância da defesa dos recursos naturais do nosso país. O título foi desenvolvido em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que promove atividades presenciais para complementar a experiência do jogador.

4. Game Change Rio

O jogador assume o papel de um economista chefe da ONU para o meio ambiente. A sua tarefa é aplicar políticas de sustentabilidade para que a cidade cresça sem poluir, conciliando desenvolvimento industrial e social. Os dados das simulações foram elaborados com base no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

5. Hora do Planeta

A Hora do Planeta é conhecida como a data em que as pessoas são convidadas a apagar as luzes, mostrando a sua preocupação com o aquecimento global. Da mesma forma, o game desenvolvido pela WWF-Brasil propõe que o jogador desligue o máximo possível de luzes em uma cidade. 

6. Reduzindo o lixo eletrônico

Desenvolvido pelo Instituto Akatu, uma organização que trabalha pela conscientização e mobilização para o consumo consciente, o game tem como pano de fundo o tema lixo eletrônico. Nesse game, o jogador é desafiado a consertar celulares quebrados e dar uma nova vida para eles.

7. Minecraft

Além da construção, o jogo também pode ser utilizado para ensinar sobre consumo consciente. Para manter a vida do personagem principal, o jogador precisa entender sobre agricultura e pecuária para poder criar animais e vegetais em um ambiente controlado. 

8. Plasticity

Criado por estudantes do programa de games da USC (Universidade do Sul da Califórnia), o jogo apresenta uma versão do planeta Terra no ano de 2140. Na história, o meio ambiente está devastado pelo consumo desenfreado de plástico e as decisões do jogador podem piorar ou melhorar a situação.