Bem Estar Ambiente de trabalho

Trabalhar em casa ou sair de casa?

Espaço coworking é uma sugestão para quem quer estar integrado

Redação Bem Paraná

Trabalhar em casa é sinônimo de liberdade. Mas com o tempo, o trabalho em home office pode se transformar em isolamento profissional. Uma alternativa que alia custos menores a integração é o coworking, um ambiente de trabalho compartilhado, que vem se difundindo por todo o Brasil. Trata-se de uma alternativa mais inteligente do uso do espaço. É ideal para o profissional moderno, que não quer gastar com uma infraestrutura que não utilizaria integralmente. É como um hostel de profissionais, onde só se paga pelo que se usa, explica o publicitário Ricardo Dória, idealizador do espaço Aldeia Coworking de Curitiba, primeiro do sul do país.

Começar a trabalhar em um escritório de coworking proporciona vários benefícios para o designer Amilton Longo Paglia, do Estúdio Contração. Minha produtividade aumentou muito desde que passamos o estúdio pra cá. Não temos preocupação nenhuma, só a de trabalhar. Além disso, minha qualidade de vida aumentou significativamente. Como meus colegas vêm de bicicleta para o trabalho, acabei sendo incentivado a vir também, salienta Amilton.

Para a publicitária Andreza Soinegg, os cafés e shopping já não satisfazem os profissionais de home officers. Nesses lugares não há produtividade, pois são pessoas desconhecidas que estão ali para trabalhar ou curtir o tempo livre e tomar café. Andreza conta que existe um clima de cooperação em espaços de coworking. Esse novo conceito vai ao encontro do estilo de vida de pessoas open-minded (de vanguarda) e autônomas. Os profissionais que trabalham ali acabam criando uma vibração positiva, observa.

Para trabalhar no Aldeia Coworking o profissional paga R$ 596,00 por mês, que inclui acesso à internet Wi-fi 10MB, cozinha, banheiros, biblioteca, área de bate-papo e ainda serviços semanais de faxineira. Você estará em seu escritório, mas sem precisar pagar contas de toda a estrutura, pagar condomínio, cuidar da manutenção,  ou mesmo de problemas simples, como o de limpeza do espaço, ressalta Ricardo Dória.