
Um conjunto de vestidos para noiva e dama de honra de casamento estão entre os quase 600 itens disponíveis na 2ª Feira de Trocas da Procuradoria-Geral do Município (PGM), organizada para promover a economia circular exclusivamente entre os cerca de 300 servidores e colaboradores terceirizados do órgão. O evento começou nesta quinta-feira (16/5) e vai até amanhã (17/5). Os produtos que não circularem serão entregues à Fundação de Ação Social.
A auxiliar de limpeza Maria da Luz Santos foi uma das primeiras a chegar. “Contribuí com dois vestidos e um macacão e estou voltando pra casa com brinquedo, calça, tênis e chinelo. Tudo muito bom e bonito”, contou. A assistente Ana Clara Garcia colaborou com roupas e acessórios e se encantou por uma coruja de pelúcia, batizada de Olívia pela colega de trabalho Rafaella Lippmann. “Adoro essa proposta de brechó, de garimpar coisas. E aqui tem a vantagem de não circular dinheiro, de ser uma troca”, contou Ana, que também teve a ajuda de Ana Beatriz Marcondes para selecionar os produtos que mais a interessaram.
Para toda a família
Estão disponíveis trajes de todos os tamanhos para homens e mulheres, bijuterias, bolsas, sapatos, peças infantis e até livros. Para ficar com alguns deles, os interessados precisam apenas trocá-los pela única moeda circulante na feira: o Pinhão. Os pinhões são acumulados de acordo com as peças doadas. Assim, quem doou uma bolsa e um vestido avaliados em 200 pinhões, tem até esse montante para gastar na feira.
Segundo estimativa da chefe de gabinete da PGM, Cristina Pereira de Oliveira, que também faz parte da organização do evento, os itens reunidos somam cerca de 6 mil pinhões. “A feira cresceu de dezembro para cá, quando fizemos a primeira. Sinal de que a proposta agrada o nosso público. Ficamos felizes porque isso também é uma iniciativa em favor do meio ambiente”, observou.
A ação faz parte do projeto PGM 2023 Rumo à Inovação, voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Independentemente da feira, a PGM também está coletando itens úteis aos desabrigados do Rio Grande do Sul.