Alunos da rede estadual do Paraná embarcam para o Canadá

O Ganhando o Mundo, criado em 2019 pelo Governo do Paraná, já levou mais de 1.240 estudantes para intercâmbios em países da América do Norte, Europa e Oceania

Redação Bem Paraná com AEN
arn00136

Passaporte carimbado: em 5 dias, 440 alunos do Ganhando o Mundo embarcam para o Canadá Foto: Arnaldo Neto/AEN

Mônica Cristina Lima, de 15 anos, vive uma experiência inédita para sua comunidade. Moradora da Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, ela é a primeira estudante do Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças a participar do programa Ganhando o Mundo. Após uma viagem de barco e estrada até o Aeroporto Afonso Pena, Mônica embarcou nesta sexta-feira (31) para a província de Nova Escócia, no Canadá, onde passará um semestre letivo aprimorando o inglês e vivenciando uma nova cultura.

Junto a Mônica, outros 124 estudantes da rede pública estadual partiram rumo ao Canadá no mesmo dia. Entre os dias 27 e 31 de janeiro, 440 alunos de todo o estado iniciaram a jornada de intercâmbio. Nesta edição, 1.200 estudantes terão a oportunidade de estudar no exterior, em destinos como Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Antes de embarcar, Mônica expressou uma mistura de ansiedade e expectativa: “Já estou conversando com minha host family e levando presentes. É uma oportunidade que, sem o Ganhando o Mundo, eu não teria tão facilmente.”

A mãe de Mônica, Andreia de Freitas Correia, também estava emocionada: “Sempre quis fazer intercâmbio, mas na minha época não tinha essa chance. Agora eu já conheço a família dela lá e aprendi a usar aplicativos. Vou tirar de letra.”

O Ganhando o Mundo, criado em 2019 pelo Governo do Paraná, já levou mais de 1.240 estudantes para intercâmbios em países da América do Norte, Europa e Oceania, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão. Nos próximos dias, mais 170 estudantes embarcarão para a Nova Zelândia, mantendo o ritmo do maior cronograma de intercâmbios já realizado pelo programa.