Atrativos naturais são os mais procurados na hora de planejar viagens

Ao escolher o destino, as redes sociais desempenham um papel essencial

Redação Bem Paraná com MTur
Foz do Iguaçu. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Cataratas do Iguaçu no outono (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e a Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que a principal preferência dos brasileiros ao planejar viagens é explorar as belezas naturais do país. Segundo o levantamento “Tendências de Turismo Verão 2025”, divulgado na última quarta-feira (15), 35% da população escolhe as praias como seu destino preferido, seguida de perto por opções voltadas para a natureza e o ecoturismo, com 16% das preferências.

O estudo, realizado entre 14 e 28 de outubro de 2024 com 5.542 pessoas em todo o Brasil, mostra que as atrações culturais e históricas (7%) e atividades de saúde e bem-estar (7%) ficam em posições mais distantes no ranking de escolhas dos turistas.

Os principais atrativos para os brasileiros escolherem um destino de viagem também destacam o apelo das belezas naturais. Para 23% dos entrevistados, o fator determinante é a paisagem e os recursos naturais, seguidos pelos custos acessíveis (16%) e a oportunidade de reencontrar familiares e amigos (12%).

Ao escolher o destino, as redes sociais desempenham um papel essencial, sendo mencionadas por 47% dos entrevistados como a principal fonte de informação. A opinião de amigos e familiares aparece em segundo lugar (37%), seguida por sites e blogs de turismo (22%).

O turismo no Brasil também se destaca pelo desejo de explorar o país. Quando questionados sobre um prêmio de viagem, 63% dos brasileiros escolheriam destinos nacionais. Isso demonstra a força do turismo local e o quanto a diversidade de belezas naturais e o patrimônio histórico do Brasil atraem os turistas.

“O brasileiro tem uma forte conexão com as belezas naturais de seu país. O turismo interno é valorizado pela grande variedade de destinos e pela possibilidade de vivenciar a riqueza de nossos recursos naturais e culturais. É fundamental que preservemos esse patrimônio, não apenas para o turismo, mas para a saúde e bem-estar de todos”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A pesquisa reafirma o Brasil como um destino turístico de grande potencial, com suas praias, florestas, parques e montanhas conquistando o coração dos turistas nacionais.