Turismo Jurassic

Brasil terá o maior parque de dinossauros da América Latina; veja onde

A atração, que já está na fase final de construção, fica na praia de Cumbuco, cerca de 15km da capital, Fortaleza

MTur
parque dos dinossauros

Alchymist Prehistoric Park ficará na cidade de Caucaia (Divulgação)

O estado do Ceará está prestes a ter o maior parque de dinossauros da América Latina. O Alchymist Prehistoric Park ficará na cidade de Caucaia, a 15 km de Fortaleza. Serão 80 réplicas hiper-realistas de dinossauros, com som e movimento. A atração será mais uma opção de entretenimento para a região e promete trazer uma experiência única no quesito parques temáticos, proporcionando imersão na “Era Mesozoica”. O empreendimento foi anunciado em julho de 2023 e faz parte da segunda fase do projeto Lagoa Encantada.

O Brasil possui uma grande diversidade de parques temáticos, que movimentam o setor, promovendo crescimento da economia, gerando emprego e renda e garantindo lazer. Há variedade desses espaços em todas as regiões do país, como Canela, no Rio Grande do Sul, que foi reconhecida como a “Capital Nacional dos Parques Temáticos”.

Os equipamentos brasileiros também aparecem em destaque internacional. No ranking “Melhores Parques de Diversões e Aquáticos”, da premiação “Travelers’ Choice”, do site TripAdvisor, eles estão na lista dos 25 melhores atrativos, sendo os mais bem colocados: Beto Carrero World, em Santa Catarina, que ocupa 2° colocação; Beach Park, no Ceará, que vem logo em 3°; o Parque Terra Mágica Florybal, no Rio Grande do Sul, que ficou em 13° e Hot Park, em Goiás, que está em 18°.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a potencialidade desses equipamentos para desenvolver o turismo no Brasil.

“Em 2023, o segmento gerou cerca de 178 mil empregos diretos e indiretos, com uma estimativa de 89 milhões de visitantes anuais. Isso já demonstra a potencialidade desse segmento para a atividade turística brasileira”, afirmou.

RECURSOS – O Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur) é um dos programas que o MTur disponibiliza para micro, pequenas e médias empresas do país. Operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,86% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo