04/2019 – Foz do Iguaçu – Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Foz do Iguaçu Cataratas (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

O Anuário BRAZTOA 2025, lançado nesta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), responde a algumas perguntas sobre destinos turísticos: quais foram os destinos escolhidos dos brasileiros em 2024? Quais lugares estão se consolidando como escolhas certeiras — e quais começam a despontar como as novas promessas do turismo? As Cataratas do Iguaçu, no Paraná, aparece entre os quatro primeiros destinos mais vendidos.

Realizado com a consultoria da SPRINT Dados, o estudo oferece um panorama completo da comercialização de viagens no Brasil e no exterior pelas operadoras no Brasil, com análise e retrato do cenário econômico, do comportamento de consumo e tendências de mercado no segmento de turismo de lazer.

Em 2024, as operadoras associadas à Braztoa movimentaram R$ 22,09 bilhões em faturamento, com 9,81 milhões de embarques. O anuário também traz informações sobre o perfil dos tipos de produtos adquiridos, as formas de pagamento mais utilizadas, o nível de personalização dos roteiros, entre outras informações.

“Os dados de 2024 mostram a força e o alcance das operadoras de turismo no Brasil, responsáveis por conectar milhões de pessoas a experiências completas e seguras, tanto dentro quanto fora do país. Esses números refletem não apenas a robustez do setor, mas também a confiança que os viajantes depositam nas operadoras para transformar sonhos em realidade, e viagens em experiências incríveis.” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa

Os destinos mais vendidos no Brasil tem as Cataratas

O estudo apresenta rankings com TOP 10 segmentados com os países, cidades e atrações internacionais mais vendidas, além de cidades, estados e atrações nacionais. E ainda apresenta uma lista com os destinos emergentes, aqueles que não estão no topo das vendas, mas vêm crescendo de forma expressiva e atraindo a atenção dos viajantes.

Turismo Nacional – O Brasil como grande protagonista

Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024. Um número que comprova a força do turismo doméstico e consolida o país como grande protagonista das escolhas de viagem dos brasileiros.

As escolhas dentro do Brasil mostram a diversidade do país, que combina ícones consagrados do turismo, belezas naturais de Norte a Sul, com destinos que equilibram e conectam os viajantes com experiências de lazer, cultura, natureza e entretenimento.

Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º), em Santa Catarina, e o Beach Park (2º), no Ceará, seguem como os preferidos, oferecendo muita diversão e entretenimento, combinadas com sol e mar. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer com múltiplos destinos e serviços a bordo. Seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os tours pelas praias (6º). Jalapão (7º), resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.

Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) lidera o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º), Maceió (3º), São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º). Na sequência, estão Salvador (6º), Fortaleza (7º), Recife (8º), Praia do Forte (9º) e Natal (10º), uma diversidade que reforça a diversidade de experiências oferecidas pelo país, com sol, mar, história e cultura local, e mostram como o turismo nacional combina diferentes tipos de vivências, do ecoturismo ao conforto da hotelaria e à imersão cultural nas cidades.

No recorte por estado, a Bahia (1º), Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º), São Paulo (5º), Ceará (6º), Rio Grande do Sul (7º), Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º).

O estudo ainda apontou os chamados “destinos emergentes”, que são aqueles que ainda não figuram entre os mais vendidos, mas vêm registrando crescimento acelerado e ganhando cada vez mais espaço na escolha dos viajantes. No Brasil, os destaques foram Belém do Pará (1º), Ipojuca (2º), Cumbuco (3º), Bonito (4º), Gramado (5º), Aracaju (6º), Campina Grande (7º) e Pipa (8º). Esses destinos indicam tendências de consumo que podem se consolidar nos próximos anos.

As escolhas de viagem dos brasileiros em 2024 evidenciam a amplitude e a riqueza da oferta turística nacional. Entre atrações, cidades e estados mais vendidos, figuram 12 unidades da Federação, abrangendo desde ícones de sol e mar até destinos de natureza exuberante, roteiros culturais, grandes centros urbanos e experiências de entretenimento. Quando se somam os destinos emergentes mais citados, o mapa turístico se expande para as cinco regiões do Brasil, revelando um cenário plural e dinâmico, com interesse crescente por novas rotas e vivências autênticas. Essa capilaridade nas escolhas dos viajantes reafirma o papel estratégico do turismo doméstico na geração de renda local, na valorização das identidades regionais e na sustentação de uma malha de serviços que beneficia destinos de perfis variados em todo o país.