
Os animais de estimação estão cada vez mais presentes em todas as ocasiões, e nas férias não poderia ser diferente, mas viajar com os pets requer planejamento para garantir o bem-estar dos animais e tranquilidade dos tutores durante todo o trajeto. Antes da viagem é importante realizar um check-up no animal, para garantir as verificações gerais, vacinação e vermifugação em dia.
No Paraná, o limite para transporte de animais é de dois por veículo, não podendo ultrapassar o peso de 12 kg e é necessário que eles estejam devidamente acondicionados em caixas de transporte ou bolsas especiais apropriadas, isentas de dejetos, água e alimentos, e que garanta a segurança, a higiene e o conforto do animal e dos passageiros.
“Em viagens de carro, garanta que o pet esteja seguro, utilizando cinto de segurança”, orienta a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec.
Durante o trajeto, é importante oferecer água regularmente aos cães e aos gatos e, em viagens de carro, fazer paradas frequentes para que o pet possa se alongar, fazer as necessidades e se hidratar. Evite alimentá-los imediatamente antes ou durante a viagem, principalmente se ele já tiver apresentado tendência a enjoar no veículo, uma condição conhecida como cinetose, que causa náuseas e desconforto devido ao movimento.
Caso seu animal não esteja acostumado com viagens longas, faça passeios curtos antes da viagem principal para que ele se acostume com o movimento, os barulhos e o confinamento, reduzindo a ansiedade. Não ofereça medicamentos calmantes ao seu bichinho sem a orientação de um profissional.