O Navio Lirica, embarcação de cruzeiros da empresa MSC, fez sua penúltima parada da temporada no Porto de Paranaguá na sexta-feira (1). Os turistas foram recepcionados com música, gastronomia e oferta de passeios. Desde o dia 1º de dezembro de 2023, há três meses, mais de 22,5 mil passageiros e tripulantes desceram da embarcação para conhecer os atrativos turísticos do Litoral. Até a próxima semana serão 15 paradas do Lirica e uma do navio Música, contemplando 16 momentos de celebração para a economia dos municípios.
Com a temporada dos cruzeiros, o Estado também apareceu pela primeira vez nos registros da Embratur com turistas estrangeiros adentrando ao Paraná por meio do transporte marítimo. Somente em dezembro e janeiro, conforme dados já divulgados pelo governo federal, mais de 10 mil turistas foram recepcionados dessa maneira.
Os números foram reunidos pela Secretaria de Estado do Turismo a partir de dados divulgados no Portal de Dados da Embratur, no Painel de Chegadas. De acordo com pasta, a base de cálculo é o controle padrão da Polícia Federal para imigração (aérea, terrestre e marítima). São considerados turistas aqueles que viajam durante 24 horas ou mais por qualquer outro país distinto daquele de residência habitual, por motivos diversos, como lazer, negócios, saúde e religioso.
A argentina Malvina Rios embarcou em Buenos Aires com o marido, dois filhos e um grupo de amigos e nesta sexta-feira passou em Paranaguá. “É a nossa primeira viagem em um cruzeiro e achamos excelentes a recepção e a acolhida no Paraná. Visitamos as praias e indico como uma ótima opção turística”, observou.
Morando há cinco anos em Dublin (Irlanda), a gaúcha Priscila Bonzal está de férias no Brasil e fez o cruzeiro para comemorar os 70 anos da mãe. “Foi uma viagem espetacular. A chegada em Paranaguá foi marcada por uma recepção linda. Ali, eu tive certeza de que estava no Brasil, ao me sentir abraçada pelo carinho dos brasileiros”, comemorou.
Além de atracar no Porto de Paranaguá, a rota do navio faz paradas com embarque e desembarque também em Itajaí (Santa Catarina), Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
O Paraná continuará recepcionando turistas de cruzeiros no Porto de Paranaguá nas duas próximas temporadas de verão – 2024/25 e 2025/26. A empresa MSC já começou a vender pacotes para as viagens. Serão 17 escalas no Paraná entre 13 de dezembro de 2024 e 28 de março de 2025, sempre às sextas-feiras, e mais 17 de 5 de dezembro de 2025 a 27 de março de 2026, também às sextas-feiras.
A nova temporada de cruzeiros funcionará com a embarcação MSC Armonia, primeiramente vinda da Espanha e em seguida na rota que passa por Buenos Aires, com capacidade para receber 2.620 hóspedes em 976 cabines, inclusive algumas de alto padrão. Em 2023/2024 foram utilizados o MSC Lirica, similar ao MSC Armonia, e o MSC Musica, transatlântico de grande porte que fez uma parada no Paraná.