
Com a chegada do verão, o Governo do Paraná lançou o programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras adaptadas para que todos possam utilizar as praias. Em uma semana de atividade, o programa com as cadeiras anfíbias, como são chamadas, já realizou 303 atendimentos, o triplo em relação a mesma temporada do ano anterior.
- Dicas essenciais para evitar afogamento de crianças
- Lugares imperdíveis para curtir as férias no Paraná
O que são as cadeiras anfíbias?
As cadeiras adaptadas (cadeiras anfíbias) são para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Elas garantem que essas pessoas possam tomar um bom banho de mar e vivenciar momentos de lazer e inclusão. Os equipamentos também podem ser conduzidos na areia da praia.
As cadeiras anfíbias, possuem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. As cadeiras possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
Os profissionais que levam as pessoas com deficiência e os acompanham no mar são formados ou estudantes de fisioterapia e de educação física. Em cada posto de atendimento, é possível encontrar de dois a três profissionais que ficam à disposição das 08h às 19h. Não é necessário agendamento prévio.
Serviço:
As cadeiras anfíbias estarão disponíveis gratuitamente, aos veranistas entre o dia 28 de dezembro de 2024 e 02 de fevereiro de 2025, de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em seis pontos fixos e um itinerante.
Guaratuba
Final da Av. Atlântica, s/n.
Matinhos
Balneário Caiobá: Av. Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa;
Balneário Riviera: Av. Beira Mar.
Pontal do Paraná
Praia de Leste: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da R. Rio Grande do Norte;
Ipanema: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. São Luís;
Shangri-lá: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. Paranaguá;
Ponto Itinerante: Até dia 12 na Praia Pontal do Sul (depois no Balneário Santa Terezinha)