
O calendário de turismo no Paraná está mais do que garantido em fevereiro. A programação promete ir desde os tradicionais bloquinhos, festas, feiras, até programações religiosas e os shows gratuitos do litoral.
Os eventos fazem parte do calendário da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. As datas já estão confirmadas com os organizadores e qualquer alteração ou mudança imprevista está sob responsabilidade dos municípios.
Confira a programação de turismo no Paraná
CULTURA E GASTRONOMIA – A 58ª edição da Festa da Uva de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), acontece de 5 a 9 de fevereiro, no Parque Municipal da Uva. A abertura oficial será no dia 5, às 20h, com atrações especiais.
A programação inclui apresentações de artistas como Zé Neto & Cristiano, Luan Pereira, Turma do Pagode e outros. O evento também celebra os 135 anos do município, com exaltação de danças típicas, cultura local e gastronomia italiana, destacando pratos como risoto, polenta, macarrão e o vinho.
RELIGIOSIDADE – A 6ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, no Vale do Ivaí, será em 9 de fevereiro, às 9h, no Ginásio Lagoão, celebrando os 60 anos da Diocese. O encontro deve promover missas, romarias e demais celebrações ligadas à fé do município.
FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Entre 6 e 9 de fevereiro, Douradina, na região Noroeste, recebe a 1ª Expo Douradina e a 36ª Fepeina, com atrações para toda a família.
Já em Cascavel, no Oeste, acontece de 10 a 14 de fevereiro o 35º Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, que apresenta inovações tecnológicas e práticas sustentáveis. Ainda na região, Ouro Verde do Oeste promove a 39ª Festa do Peão Boiadeiro, que, de 28 de fevereiro a 3 de março, exaltando a cultura típica local.
NEGÓCIOS – A Movelpar Home Show 2025, um dos maiores eventos do setor moveleiro do Brasil, será entre 4 e 6 de fevereiro, no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas, Norte paranaense. A feira reúne mais de 160 expositores e deve atrair milhares de lojistas, arquitetos, designers e visitantes em geral.
Enquanto o primeiro Café de Negócios da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) deste ano está marcado para 11 de fevereiro, às 8h, na sede do Sebrae Curitiba. O evento contará com a presença de especialistas para discutir soluções e o fortalecimento do setor no Estado.
CARNAVAL – O Carnaval de Antonina, no Litoral, é conhecido por ser um dos mais tradicionais do Estado. O evento será entre 28 de fevereiro e 4 de março, com desfiles de blocos folclóricos e carnavalescos que animam as ruas históricas da cidade.
Além disso no turismo, também já estão em andamento as atrações do pré-carnaval de Curitiba, com uma programação variada. De tradicionais blocos de rua a eventos temáticos, as opções garantem diversão para moradores e turistas. Os desfiles acontecem semanalmente, de quinta a domingo, com atrações percorrendo as principais ruas e avenidas da Capital.
Entre os destaques estão os tradicionais Bloco Garibaldis e Sacis e o Bloco Caiu no Cavalo Babão, que já conquistaram espaço no coração dos curitibanos.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná segue com apresentações gratuitas ao ar livre até 22 de fevereiro. As programações movimentam os balneários do Litoral e os municípios com praias de água doce, na região Noroeste.
Calendário
Dia 01 – Luan Santana, em Matinhos
Dia 01 – João Neto e Frederico, em Pontal do Paraná
Dia 01 – Roda de Samba Silvia Borba, em Porto São José
Dia 01 – Thiago Gugelmim Blues Band, em Porto Rico
Dia 04 a 06 – Movelpar Home Show, em Arapongas
Dia 05 a 09 – 58ª Festa da Uva em Colombo
Dia 06 – 1° Expo Douradina e 36° Fepeina, em Douradina.
Dia 07 – João Bosco e Vinícius, em Matinhos
Dia 07 – Felipe Araújo, em Pontal do Paraná
Dia 08 – Zezé Di Camargo e Luciano, em Matinhos
Dia 08 – Cezar e Paulinho, em Pontal do Paraná
Dia 08 – Thiago Carvalho, em Pontal do Paraná
Dia 09 – 6° Romaria Diocesana, em Apucarana
Dia 09 – Michel Teló, em Matinhos
Dia 10 a 14 – 35º Show Rural Copavel, em Cascavel
Dia 11 – Abrasel Café de Negócios, em Curitiba
Dia 14 – Cleyton e Romário, em Matinhos
Dia 14 – Eduardo Costa, em Pontal do Paraná
Dia 15 – Rio Negro e Solimões, em Pontal do Paraná
Dia 15 – Eduardo Costa, em Matinhos
Dia 21 – Fernando e Sorocaba, em Matinhos
Dia 21 – George Henrique e Rodrigo, em Pontal do Paraná
Dia 22 – Titãs, em Matinhos
Dia 22 – Rick e Renner, em Pontal do Paraná
Dia 28 de fevereiro a 03 de março – 39° Festa do Peão Boiadeiro – Expo Ouro, em Ouro Verde do Oeste
Dia 28 de fevereiro a 04 de março – Carnaval de Antonina
Dia 28 de fevereiro a 04 de março – Pré-Carnaval de Curitiba