A 212.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, foi oficialmente lançada no dia 15 de agosto, em coletiva realizada no Santuário do Rocio, em Paranaguá. Este ano, a celebração tem como tema “Com a Mãe do Rocio aos Pés da Cruz”, trazendo reflexões sobre os mistérios dolorosos da vida de Jesus.
Durante o evento, a superintendente do Iphan, Fabiana Moro, e a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Profª Drª Andréa Berriel Mercadante, entregaram o Termo de Execução Descentralizado (TED), que reúne a conclusão de uma pesquisa antropológica e historiográfica sobre a festa. O documento compõe o processo de reconhecimento da celebração como patrimônio cultural imaterial do Brasil e será encaminhado para aprovação.
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, também participou da coletiva e destacou a importância de ampliar a divulgação da devoção.
“Nós estamos juntos para modificar estas pessoas que ainda não conhecem esta devoção, esta festa e este lugar”, afirmou.
Os festeiros responsáveis por coordenar as mais de 10 equipes, Janaina e Clynton Mantovani, permanecem no cargo pelo segundo ano consecutivo. “Com mais experiência, fazemos sempre de coração para Nossa Senhora e com amor, para entregar aos devotos a melhor festa da região Sul do país”, disse Clynton.
O reitor do Santuário, Padre Dirson Gonçalves, apresentou as novidades da edição de 2025, que terá início em 1º de novembro com a Missa de Troca do Manto. Entre as atrações, a primeira edição da Corrida e Caminhada com a Mãe do Rocio, de 6 km, marcada para o dia 15 de novembro. As inscrições ficam abertas até 5 de novembro.
Outra tradição que promete atrair fiéis é o Show de Prêmios, que este ano distribuirá mais de R$ 240 mil em prêmios, incluindo dois veículos Chevrolet Onix 0 km e duas motocicletas Yamaha Factor 0 km. O sorteio será realizado em 22 de novembro, com transmissão pela TV Rocio no YouTube e pela Rádio Difusora.
Padre Dirson destacou ainda a força da devoção e o impacto da festa:
“A procissão solene, prestes a ser reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil, atrai em torno de 100 mil pessoas. A festa traz quem agradece pela graça alcançada, os que querem conhecer a singela imagem e os que desejam ser tocados por esta antiga devoção.”
Serviço — 212.ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio
Local: Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Praça Padre Thomas Sheehan, Paranaguá (PR)
Início: 1º de novembro, às 20h – Missa com a Troca do Manto
Novenas: de 6 a 14/11 – 6h, 9h, 12h, 14h, 16h e 19h (às 6h, 9h e 19h com Missa e novena).
Atividades especiais:
- 1ª Corrida e Caminhada Mãe do Rocio
- 2º Passeio Pet
- 11ª Cavalgada da Fé
- 5ª Moto Romaria
- 4ª Romaria das Crianças
- 20ª Procissão Marítima
- 13ª Procissão Ciclística
- 2ª Romaria dos Caminhoneiros
- 9ª Procissão Motorizada
- 212ª Procissão Solene de Ida para a Catedral Diocesana de Paranaguá
- 212ª Procissão Luminosa de Retorno ao Santuário
(Datas e locais de saída das procissões serão divulgados após definição com os órgãos de segurança e a Prefeitura de Paranaguá.)
Show de Prêmios: Cartelas a R$ 20, disponíveis no Santuário, pelo WhatsApp (41) 3423-2020 e em pontos credenciados. Sorteio em 22/11.