Festival de Gastronomia Caiçara vai até o dia 31 de julho em Pontal do Paraná com muitas delícias

Editado por Mario Akira
cambira

Cambira, prato típico de Pontal do Paraná (Divulgação/PM Pontal do Paraná)

Desde o dia 30 de junho, o Festival de Gastronomia Caiçara em Pontal do Paraná apresenta os sabores dos pratos tradicionais do Litoral do Paraná. O festival segue até o dia 31 de julho.

Em sua quinta edição, o festival é uma iniciativa da Prefeitura de Pontal do Paraná, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com apoio do Conselho Municipal de Turismo e o Sebrae/PR.

O evento, que conta com a proposta de fortalecer o turismo sustentável no município, tem como principal destaque a cambira, prato típico da região preparado com peixe que está em busca da Indicação Geográfica (IG).

Na programação, foi realizada a palestra “Sabores da Memória”, pelo chef Rui Morschel realizou, na última terça-feira (15), para falar da importância de valorizar a culinária local. Além do apoio na organização, o Sebrae/PR marcou presença no festival com orientações para a qualificação de empreendedores do setor de gastronomia da cidade.

A consultora Fernanda Pesarini ressalta que o evento é uma oportunidade de, ao mesmo tempo, impulsionar o turismo e reforçar a cultura caiçara da região, além de reafirmar o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios e da gastronomia do Litoral.

“O festival é essencial para valorizar a cultura alimentar local e o turismo de Pontal do Paraná. É uma oportunidade de divulgar a identidade caiçara, seus saberes e sabores tradicionais, conectando turistas e moradores em torno de uma herança cultural. Por isso, nós queremos que cada chef, empreendedor e produtor da cidade se sinta parte desta rede, que transforma a memória em inovação”, afirma Fernanda.

Luciana Costa, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, reforça o compromisso de diferentes instituições junto à administração municipal para, além de realizar o festival, promover uma transformação no setor de gastronomia da cidade.

“O festival tem um papel estratégico para os empreendedores da gastronomia de Pontal do Paraná, pois promove visibilidade, reconhecimento cultural e geração de renda. O evento ajuda o município no trabalho de valorização da culinária caiçara e dos saberes locais, contexto no qual o Sebrae/PR e a Adetur Litoral têm um papel central, pois contribuem com a estruturação, qualificação e fortalecimento dos pequenos negócios gastronômicos da cidade”, observa a secretária.

Culinária caiçara

Nesta terça-feira (15), o evento promoveu a palestra “Sabores da Memória: A Cultura Caiçara como Patrimônio Vivo”, do chef Rui Morschel. Em sua palestra, o chef trouxe toda a sua experiência na gastronomia brasileira, para reforçar o quanto os ingredientes nativos de uma região servem como elementos de valorização da cultura alimentar e de transformação social em cada território. Para ele, que além da palestra ainda visitou comunidades locais que preparam a cambira, a culinária caiçara carrega uma herança cultural que deve ser compartilhada.

“É um grande aprendizado ver o trabalho, o amor e a dedicação de gerações em uma mesma comunidade. Pratos como a cambira são a história viva, que existe há centenas de anos e vai continuar existindo, agora com uma estruturação maior e de forma que as pessoas possam aproveitar”, pontua Morschel.

A herança cultural da culinária caiçara segue viva em restaurantes como o Bistrô Maori, de propriedade da empreendedora Neila Cristina Tomaz. Em sua visão, o estabelecimento se beneficia positivamente dos produtos típicos e isso é algo que contribui para o crescimento do negócio.

“Estar no festival nos tem dado visibilidade e trazido novos clientes, mas também tem nos ajudado a valorizar a gastronomia local. Aqui no bistrô, nós trabalhamos com diversos produtos da região, como peixe e camarão, e também servimos a cambira, que tem trazido muitas coisas positivas para nós”, conta Neila.