ekoa
Ekôa (Divulgação)

A Grande Reserva Mata Atlântica foi uma das vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023, na categoria Gestão/Governança. O resultado foi divulgado no último sábado, dia 25 de novembro, durante um evento de premiação em Vitória, no Espírito Santo.

Foi a primeira vez que a Grande Reserva foi finalista e vencedora da premiação, que, há onze anos, reconhece as melhores iniciativas em turismo sustentável do Brasil. O prêmio é conduzido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, que conta com o apoio do Ministério do Turismo (MTur).

Nesta edição, 25 iniciativas de turismo de natureza foram selecionadas como finalistas dentre 98 cases inscritos. Ao todo, 10 foram premiadas e quatro receberam menção honrosa. Duas instituições membros da Rede de Portais da Grande Reserva, a Palmitolândia e a BWT Operadora de Turismo também venceram o prêmio. E o Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, recebeu menção honrosa pela qualidade das iniciativas que desenvolve.

O objetivo da premiação é incentivar, reconhecer e dar visibilidade a trabalhos que se destaquem com as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé Social, Ambiental e Econômico (ESG, na sigla em inglês), contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Até hoje, o prêmio já recebeu mais de mil inscrições de projetos e 104 já foram premiadas, com troféus e diplomas, provenientes de todas as regiões do país.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas que são membros da Rede de Portais da Grande Reserva, municípios e comunidades que fazem tudo isso acontecer. É mais um passo para a consolidação deste território, para que todos os que participam da iniciativa se sintam ainda mais fortes, reconhecidos, valorizados e estimulados a contribuir cada vez mais com o crescimento desta importante rede”, disse Ricardo Borges, coordenador de comunicação e responsável pela área de parcerias estratégicas da Grande Reserva.

Sobre a Grande Reserva:
A Grande Reserva Mata Atlântica busca fomentar a Produção de Natureza na Mata Atlântica, especialmente na porção litorânea dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, tendo como um de seus pilares o incentivo ao ecoturismo. São centenas de atores entre empresas, ONGs, moradores locais e estudiosos que constroem juntos ações de fortalecimento dessa região de cerca de três milhões de hectares.

Sobre a BWT:
Em 1997, o grupo de empresas familiares, liderado pelo atual CEO, Adonai Aires de Arruda, começou a operar o trem turístico da Serra do Mar Paranaense. Não demorou para visualizar uma oportunidade de diversificar seus negócios e que poderia ir além dos próprios trilhos onde atuava. Deste pensamento, em 2012, nasceu a BWT Operadora, com o objetivo de ampliar a presença do grupo até níveis internacionais. Adonai Arruda Filho, fundador e Diretor Geral, continuou com o legado empreendedor da família. E, com 11 anos de história, a BWT é referência em qualidade, credibilidade e diversidade, atuando no ramo de distribuição de produtos turísticos com comprometimento, qualidade e preocupação com a sustentabilidade.

Sobre a Palmitolândia:
A empresa reúne agricultura, gastronomia e turismo para ensinar os visitantes a apreciar o palmito além da salada. Localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo, a fazenda onde são cultivados 100 mil pés de pupunha trabalha o palmito de forma integral, oferecendo ao turista desde brigadeiro de palmito e cerveja, até a possibilidade de produzir a própria vassoura com folhas de palmeira. Lá são servidos mais de mil pratos à base de palmito, além de itens – como pratos e artesanatos – feitos com diversas partes da palmeira. 

Sobre o Ekôa Park:
O Ekôa é um paraíso de experiências imersivas na natureza, dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica. Oferece atividades de aventura que estimulam a consciência ecológica e a sustentabilidade, como trilhas guiadas, oficinas de agroecologia, permacultura, bioconstrução e muito mais. Localizado em Morretes, na região litorânea do Paraná, o Parque ocupa uma área privilegiada destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.

Confira os outros vencedores aqui.

Claudia Guadagnin, da Assessoria de Imprensa da Grande Reserva Mata Atlântica.