O maior festival de dança do mundo está completando um quarto de século e festeja seus anos de sucesso trazendo para a abertura do 25o Festival de Dança de Joinville um ícone internacional: Mikhail Nikolaevitch Baryshnikov, solista do Kirov Ballet (Rússia), do American Ballet Theater e do New York Ballet (EUA). Dançou com o Royal Ballet e com o Ballet da Ópera de Paris, fez sucesso no cinema, durante doze anos participou do projeto White Oak Dance, com peças da dança americana moderna.

Chamou a atenção do mundo quando aproveitou uma apresentação da companhia Kirov Ballet no Canadá em 1974, para escapar do controle comunista e pedir asilo político em Toronto. Em 1986 recebeu cidadania americana. Começou a estudar ballet aos 15 anos e aos 59 continua no palco, mantendo a forma com seis a sete horas diárias de aulas de balé. Esteve no Brasil pela última vez em 1998 e agora retorna com o filho de 18 anos, que prefere futebol à dança.

Baryshnikov tem uma filha, Alexandra Baryshnikova, nascida em 1981, quando de seu relacionamento com a atriz Jessica Lange e tem outros três filhos, Sofia, Anna e Peter, com a bailarina Lisa Rinehart.
A fama do bailarino vai mais longe: foi indicado para o Oscar por sua atuação em Momento de Decisão (Turning Point, 1977), fez sucesso com os filmes White Nights (1985) e Dancers (1987). E ganhou vários prêmios por trabalhos na televisão. Um deles foi o papel de Aleksandre Petrovsky, namorado de Sarah Jessica Parker na última série de Sex and the City.

Faz apresentação em Joinville no dia 18 de julho, segue no dia 20 para o Rio de Janeiro e tem agendadas duas datas em São Paulo, nos dias 24 e 25. Vem trazendo a companhia Hell’s Kitchen Dance, que formou em 2006 com 14 bailarinos para promover novos criadores, projeto iniciado quando fundou em Nova York o Baryshnikov Arts Center (BAC) em 2005, no novo complexo de artes 37 ARTS.
Hell’s Kitchen — Cozinha do Inferno é o nome da área que foi habitada pelos imigrantes irlandeses em Nova York, onde sempre havia alguma coisa acontecendo. O BAC fica na região, daí o nome. Deixando o ballet clássico pelo moderno, Baryshnikov vai apresentar agora Years Later (de Benjamin Millepied), Leap to Tall (Donna Uchizono) e Come in (Aszure Barton), três peças de 2006, de jovens coreógrafos.

Evento de reconhecimento internacional, o Festival de Dança de Joinville conta este ano com um orçamento de R$ 3,3 milhões. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e do governo do Estado e a realização do Instituto Festival de Dança. Este ano o Conselho Artístico do Instituto Festival de Dança avaliou 1.378 coreografias inscritas na seletiva da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos.

O 25º Festival de Dança de Joinville ainda reserva outras atrações como as seis companhias profissionais selecionadas para a Mostra Contemporânea. Esses grupos que vão atuar pela primeira vez na cidade foram selecionados pelo Conselho Artístico para apresentação no Teatro Juarez Machado e espaços especialmente escolhidos para a Mostra, como a Cidadela CulturalAntarctica.

Outro espetáculo que promete ficar na memória do público é a Noite de Gala com estrelas da dança brasileira. Nela, expoentes que já brilharam no palco do Festival e que hoje fazem parte dos grandes nomes da dança mundial retornam a Joinville numa comemoração aos 25 anos do evento. O projeto é inédito e valoriza os talentos nacionais. A direção artística é do carioca João Wlamir, diretor assistente do Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A mostra passou por varios endereços na cidade e estará no dia 14 na Sociedade Harmonia Lyra, primeiro palco do Festival, para depois ficar no Centreventos Cau Hansen.

COMO CHEGAR
De avião
A cidade conta com um moderno aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais

De carro
Pela BR-101, vindo da direção de Curitiba ou de Florianópolis

De ônibus
A partir das principais capitais, a maioria das companhias de ônibus têm passagens para Joinville

Serviço:
Ingressos à venda pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos
Informações: (47) 3028-2020 (Instituto Festival de Dança de Joinville)
Saiba mais: www.festivaldedanca.com.br
Informações turísticas:
Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) – www.promotur.com.br – (47) 3453-2663
Central de Atendimento ao Turista: 0800-6435015
Santur (Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte) – www.santur.sc.gov.br – (48) 3212-6300
Centreventos Cau Hansen – www.conurb.com.br – (47) 3025-2729