
O Litoral do Paraná conta com 53 opções de atrativos, empreendimentos e atividades ligadas ao turismo de aventura, muitas localizadas a menos de 1h30 de carro de Curitiba. As atividades são indicadas para quem gosta de adrenalina, com a vantagem da locomoção, já que são próximas da Capital, o que facilita o acesso rodoviário e aéreo.
Conforme trabalho realizado pelo Viaje Paraná, o Litoral tem opções de rafting, boiacross, canoagem, trilhas, montanhismo, atividades no ar, escaladas e muito mais. O levantamento também serviu para compor o Mapa do Ecoturismo & Aventura do Paraná, com atrativos distribuídos ao redor do Estado.
Confira algumas opções para se aventurar pelo Litoral do Paraná:
Boiacross, canoagem e Rafting
O boiacross é um esporte que consiste na descida de rios em cima de boias, que podem ser amarradas em forma de oito, exigindo fôlego e trabalho em equipe. A canoagem também é praticada em descida de rios e córregos, desta vez em cima de canoas que costumam comportar uma ou duas pessoas. Por fim, o rafting é similar aos dois outros esportes, com a diferença em que as corredeiras são descida por meio de botes com amparo de remos.
Para quem gosta de fortes emoções e não tem medo de se molhar, Morretes conta com boas opções dessas atividades. No município, é possível encontrar ao menos quatro empreendimentos turísticos que ofertam opções boiacross e canoagem.
Os passeios acontecem nas imediações da cidade, em geral, no Rio Nhundiaquara. Já em Antonina, é possível fazer os passeios de canoa e realizar o rafting no Rio do Nunes, na Baía de Antonina e no Vale do Gigante, que conta com uma paisagem única como pano de fundo.
Mata Atlântica Preservada
OEkôa Park, um paraíso de experiências imersivas na natureza, dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica no Brasil. Desde 1999 é parte do Patrimônio Natural da Unesco no País. Localizado em Morretes, o local também conta com muitas opções ligadas ao segmento de Turismo de Aventura, como trilhas, arvorismo, tirolesa, voos de balão e rapel.
Paraquedismo
Para quem gosta de desafiar seus próprios limites, é possível realizar um salto de paraquedas na Ilha do Mel, que pertence a Paranaguá. O paraquedismo em uma ilha é ainda mais emocionante e no Litoral do Paraná turistas e entusiastas podem contemplar um dos visuais mais bonitos do Brasil, saltando a 3.000 metros de altura.
A experiência inicia com um voo panorâmico de 20 minutos sobre a ilha e o Litoral paranaense. Após atingir altitude, o salto acontece em uma queda livre de 35 segundos e a uma velocidade de 200 km/h, seguido por um momento de relaxamento, quando é possível observar com calma a Ilha do Mel vista de outra perspectiva.
Montanhismo
Na região, é possível encontrar diversas opções de trilhas e caminhos para montanhismo, exigindo sempre um esforço físico que é recompensado ao final da atividade, com vista deslumbrante. Os destaques ficam por conta do Pico Paraná e do Pico Marumbi.
Localizado entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o Pico Paraná é a grande referência do montanhismo. O parque conta com o maior pico do Sul do Brasil, com 1.877,39 metros acima do nível do mar. A trilha de acesso não é nada fácil, mas o esforço vale a pena. O complexo possui cinco picos e um morro que variam entre 3,5 km a 10 km de caminhada.
O Pico Marumbi também é uma das referências do montanhismo. Localizado em Morretes e com espaço para camping, o parque possui 8,7 mil hectares de história e conservação ambiental.
No local há a antiga Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com as estações do Marumbi e Engenheiro Lange; a cachoeira Salto dos Macacos; o Caminho do Itupava, que liga o Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, ao Marumbi; e o Conjunto do Marumbi, formado por quatro picos que superam mil metros de altitude e dão nome ao parque. Destaque para o famoso Monte Olimpo, com 1.539 metros
Conheça outras opções de atrativos ligados ao Turismo de Aventura, acessando o site do Viaje Paraná.