
Boas férias não podem durar apenas o tempo que estamos lá. As memorias que elas criam podem ficar conosco para sempre – é por isso que escolhemos lembrá-las através de fotos, cartões postais e souvenirs.
É o prazer de comprar souvenirs que enche a porta da geladeira de imãs de destinos distantes, o armário com canecas típicas de lugares visitados e outros vários pontos da casa com objetos populares – e alguns peculiares – de todo o mundo.
Com seu clima imprevisível, não é surpresa que a lembrança mais popular de Londres seja o guarda-chuva. Embora seja um item básico para muitos que vivem no país, os turistas que experimentam o clima úmido encontram o item como uma lembrança única que resume o Reino Unido em um.
Planejando uma viagem para a Austrália? Você descobrirá que a lembrança mais popular é um bumerangue, um objeto de arremesso que é usado pelos povos aborígenes australianos para caçar. Para aqueles que visitam o Canadá em férias, o doce e incomparável xarope de bordo (maple syrup) é a lembrança de escolha para levar para casa para amigos e familiares.
Mas essa viagem pelos souvenirs vai longe. E para saber mais sobre os objetos e lembranças mais populares do mundo que os turistas fazem questão de trazer na mala, o Club Med elaborou um mapa de cada continente, com as peças mais populares em seus respectivos países. Abaixo você já pode escolher alguns dos seus preferidos para a lista de compras da próxima viagem.
O paladar como lembrança
Na América do Norte, além do maple syrup canadense, os turistas que estão nos Estados Unidos adoram estocar na mala os doces americanos clássicos. Já o rum da Nicarágua, Barbados, Dominica e Venezuela ganham a preferência. Todos esses países sabem muito sobre a saborosa bebida alcoólica e cada um tem sabores únicos. O chocolate de Granada e os charutos cubanos também são de alta qualidade – o presente perfeito para levar para casa para amigos e familiares.
Artesanato local
Na América do Sul, peças tecidas artesanalmente são os itens mais procurados como souvenirs. O Brasil é famoso por suas redes de varanda bem trabalhadas; o Peru por seus chullos (gorros) de lã; a Bolívia pelos ponchos coloridos e fiados ricamente; e a Colômbia pela desejada bolsa wayuu de crochê.
Souvenirs variados na Europa
O maior representante da hospitalidade na Holanda são os tamancos feitos a partir da madeira do álamo. Já na França os turistas preferem as boinas; enquanto na Alemanha, as cervejas; na Itália, as máscaras venezianas; em Portugal, o Galo de Barcelos; na República Tcheca, as marionetes; e na Turquia, o olho turco (Nazar Boncugu), que promete afasta o mau-olhado.
Tendências da cultura pop
Surpreendentemente, a principal lembrança da Dinamarca é o Lego. Embora os blocos de plástico possam parecer uma escolha incomum, eles foram inventados por um carpinteiro dinamarquês na década de 1930. Outro souvenir que também se alinha com a cultura pop é o da Nova Zelândia – The Ring One, o poderoso anel de “O Senhor dos Anéis” é a melhor escolha para os turistas, já que toda a trilogia foi filmada no país.
A identidade nas estampas
A pesquisa do Club Med revelou que os têxteis estão entre as opções de souvenirs mais procuradas para quem visita os países africanos. Na Nigéria, o Aso Oke, um tecido vibrante e tradicional usado pelo povo iorubá, é um item popular para levar para casa. O tecido também é a principal lembrança do Zimbábue e Camarões, enquanto os tapetes feitos à mão são uma ótima opção de lembrança para quem viaja ao Malawi.
Esculturas de madeira, miçangas e máscaras, cuidadosamente elaboradas à mão, também são lembranças muito populares em todo o continente, incluindo a República Democrática do Congo, Gâmbia e Angola. O café, de Cabo Verde e Etiópia, e as folhas de papiro, do Egito, também são itens preferidos dos viajantes.
A cultura peculiar do Oriente Médio e Ásia
Enquanto algumas lembranças permitem que você leve para casa a culinária única de outros países, como os chás da Coreia do Sul e especiarias da Índia, outras estão entrelaçadas com as distintas culturas. Entre os souvenirs mais famosos do Japão, por exemplo, estão os papéis de origami; da Rússia, as bonecas matrioskas; do Yemen, o punhal; da China o kit caligrafia; de Israel, as joias; e da Mongólia, a autêntica lã de caxemira. Já para os visitantes do Qatar, que não serão poucos durante a Copa do Mundo, os melhores souvenirs também transitam pelas pashminas, xales e lenços de caxemira fina.
No quesito lembranças estranhas, a Coreia do Norte é a campeã. Embora o país do Leste Asiático tenha regras rígidas e limitações ao turismo, aqueles que já o visitaram relatam que as lojas de souvenirs vendem cartões postais e pôsteres de propaganda destinada a idolatrar ainda mais seu governante Kim Jong-un e suas políticas controversas. Os turistas que visitam o Laos, no Sudeste Asiático, também são mais propensos a voltar para casa com itens como uma camiseta anunciando a bebida mais popular do país, a cerveja Lao.