Fachada JO&JOE
Divulgação Joe&Joe

Viajar como mochileiro é uma aventura única e repleta de descobertas. No entanto, muitas pessoas que optam por esse tipo de experiência enfrentam o desafio de equilibrar o orçamento enquanto buscam vivências inesquecíveis. Pensando nisso, a Accor, líder global em hospitalidade, junto ao JO&JOE Rio de Janeiro, hostel da rede no Brasil, desenvolveram 5 dicas úteis para mochileiros e aventureiros que desejam desbravar o Rio de Janeiro e outros destinos de maneira econômica.

1.   Planejamento antecipado

O segredo para economizar em viagens está no planejamento antecipado. Reservar passagens, hospedagem e atividades com antecedência garante tarifas mais baixas. Ferramentas online e aplicativos de comparação de preços de passagens e hospedagens são cruciais para encontrar as melhores ofertas.

2.   Escolhendo o destino ideal para o seu bolso

Optar por destinos menos turísticos e fora da alta temporada podem ser boas estratégias para economizar. Locais menos explorados geralmente oferecem preços mais acessíveis em acomodações, alimentos e atividades, proporcionando uma experiência autêntica. Pesquisar sobre a economia local e as opções de transporte público também é fundamental.

3.   Hospedagem inteligente

Se o seu destino for o Rio de Janeiro, o JO&JOE é uma opção econômica e confortável. Com uma atmosfera descontraída e instalações modernas, o hostel oferece opções de quartos compartilhados e privativos, que se adaptam às preferências e orçamento de cada viajante. Programações especiais, como noites de karaokê e áreas comuns vibrantes, incluindo piscinas e restaurante com menu diversificado, complementam a experiência de hospedagem no local. Sem contar a vista única para o Corcovado, cujo acesso à bilheteria e bondinho fica a poucos minutos a pé do hostel.

Optar por uma hospedagem em hostel é uma ótima oportunidade de fazer novas amizades, principalmente para mochileiros que viajam sozinhos. O ambiente descontraído e os quartos compartilhados favorecem a troca de experiências com outros viajantes e enriquecem a viagem.

4.   Alimentação econômica

Experimentar a culinária local é parte essencial da viagem, mas isso não significa gastar uma fortuna em restaurantes. Opte por experiências acessíveis em mercados locais e barracas de rua, onde os sabores genuínos da região se destacam. Comer bem durante a viagem torna-se uma realidade acessível.

5.   Transporte acessível

Optar por transporte público, caminhadas ou aluguel de bicicletas em vez de táxis ou carros alugados é uma alternativa para economizar no destino. Várias cidades contam com pontos de distribuição gratuita de guias turísticos que tem informações relevantes e desenhos de mapas que podem facilitar a experiência.