Nada melhor que um feriado na quinta-feira como o de Corpus Christi. Muita gente vai emendar e viajar, mas também muitos não vão conseguir folgar na sexta (20). Para esses ou para aqueles que estão com a grana curta, passeios bate e volta saindo de Curitiba podem ser uma boa pedida.
Parque Estadual de Vila Velha
A menos de uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha — um dos mais importantes cartões-postais do Paraná — será palco de uma programação especial para toda a família durante o feriado prolongado de Corpus Christi, de 19 a 22 de junho. Com atrações que combinam natureza, cultura, aventura e gastronomia regional, o evento promete encantar visitantes de todas as idades em um cenário de tirar o fôlego. Além das atrações especiais, o Parque Vila Velha segue oferecendo suas experiências permanentes que encantam turistas do Brasil e do mundo. Entre elas, destacam-se a tirolesa — considerada uma das mais bonitas do Brasil —, o arvorismo e as trilhas autoguiadas pelos circuitos dos Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada, que proporcionam um contato íntimo com a natureza. O cicloturismo também é uma ótima pedida para os mais aventureiros, com um percurso de 22 km que revela paisagens impressionantes e estrutura adequada para diferentes níveis de preparo físico.
Caminho do vinho
Em São José dos Pinhais, o Caminho do Vinho reúne vários estabelecimentos. Uma ótima pedida entre os passeios bate e volta saindo de Curitiba. E as opções de lazer vão muito além das vinícolas, como se verá. É possível embarcar no Trenzinho do Caminho do Vinho, que passa por 40 estabelecimentos localizados na região. O ponto inicial fica no Recanto Inspiração, mas em 20 dos lugares por onde o trenzinho passa há pontos de embarque e desembarque, sendo possível comprar também passagem nesses locais. Há vários restaurantes com opções de almoço e cafés coloniais., Além de chácaras com o esquema colhe e pague, de morangos e uvas.
Ilha do Mel
Muito conhecida entre os paranaenses, a Ilha do Mel é uma atração turística com praias e grutas que deixam todos maravilhados. A ilha ainda oferece atividades como stand-up paddle, voo duplo de parapente e o tradicional surf. Uma ótima opção de passeio bate e volta saindo de Curitiba, já que fica a menos de duas horas da capital paranaense.
Leia mais
- Já conhece os 132 destinos turísticos do Paraná? Descubra as melhores opções para sua próxima viagem
Castro
Conhecida como a “cidade mãe do Paraná” por ter sido o primeiro município instituído no estado, Castro abraça diversas culturas, com influências principalmente alemãs e holandesas. Outra ótima opção de passeio bate e volta saindo de Curitiba. Os visitantes podem explorar o Centro Cultural da Castrolanda, que abriga o Moinho da Imigração Holandesa, o terceiro maior moinho de vento do mundo. Outra atração imperdível é o Morro do Cristo, um dos pontos mais altos da cidade. Além disso, o Museu do Tropeiro, que fica no imóvel mais antigo de Castro, é o único no Brasil dedicado ao tropeirismo, onde os turistas podem explorar artefatos e objetos da época.
Campo Magro
Outra parada interessante de passeio bate e volta saindo de Curitiba é Campo Magro, onde está localizado o Nova Polska Restaurante e Lazer. Como o nome indica, trata-se de um restaurante polonês, com pratos típicos como pierogue, kluski, sopa de beterraba e repolho azedo com costelinha de porco. Outras atrações são passeio de carroça, trenzinho, chalana, pesca esportiva, trilhas e pedalinho. Na cidade, também tem a Lagoa Azul, um espelho d’água de 6.500 metros quadrados e 70m de profundidade, localizado dentro de uma pedreira construída anos atrás para exploração da iniciativa privada.
Palmeira
Em Palmeira, município localizado na região dos Campos Gerais, a cerca de 80 quilômetros de Curitiba (menos de uma hora de viagem), fica a Colônia Witmarsum. Com aproximadamente 1,5 mil habitantes, o local, colonizado por alemães, traz uma paisagem pitoresca, rural e tranquila, sendo a colônia conhecida pela gastronomia tipicamente alemã, com destaque para os queijos produzidos localmente. Perto dali ainda fica a Cachoeira do Panelão, uma propriedade rural quase em frente ao treveo da Colônia Witmarsum que se destaca pela beleza de recanto natural