Verão Maior Paraná – imagens das praias do Paraná – corpo de bombeiros – Ferry Boat Matinhos/Guaratuba – praia Caieiras – praia Brava de Guaratuba – Policia militar patrulhando na praia – helicoptero dos bombeiros – salva vidas – banhista deficiente na
Praia de Pontal do Sul (Foto: Albari Rosa Arquivo AEN)

Chamada de joia do Paraná, Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, no Litoral do Paraná, aparece entre as 200 melhores praias de ranking internacional, contando destinos das Américas e da Península Ibérica (que abrange Portugal e Espanha).

No ranking geral, Pontal do Sul apareceu na 126ª posição, à frente de destinos renomados em países como México, Cuba, Colômbia, República Dominicana e Chile. Já no recorte nacional, a praia paranaense aparece como a 27ª melhor praia do Brasil em 2025.

Elaborado pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas) , a lista deste ano contemplou destinos de 11 países, sendo uma delas a Praia de Pontal do Sul.

Segundo Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo, Pontal do Sul é um destino turístico importante, principalmente porque é um dos pontos de saídas de barcos para a Ilha do Mel (em Paranaguá), por meio do Terminal de Embarque local.

“Quando uma de nossas praias é reconhecida, todas ganham, porque a repercussão é positiva e consagra um trabalho incessante do Governo do Estado em ampliar a infraestrutura, desenvolver o turismo regional, preservar áreas importantes e melhorar a vida da população”, comentou.

Levantamento das melhores praias reuniu 71 especialistas

O levantamento contou com a participação de 71 especialistas, entre oceanógrafos, geógrafos, engenheiros e gestores públicos. Segundo o CIF Playas, a metodologia empregada na composição do ranking garante uma avaliação detalhada das condições ambientais, da infraestrutura e da gestão das praias.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo no Estado –, a colocação no ranking evidencia que o Paraná tem potencial para se destacar ainda mais no cenário internacional, aliando desenvolvimento turístico e preservação ambiental.

“É simbólico, porque joga holofotes ao Estado e a todo o Litoral. É com esses reconhecimentos que conseguimos alavancar no mercado produtos turísticos importantes do Paraná, como a qualidade e infraestrutura das nossas praias, a cultura das comunidades locais, a consciência de sustentabilidade, a gastronomia típica, o Verão Maior Paraná – maior verão gratuito do Brasil – e muitos outros potenciais”, diz.

TURISMO SUSTENTÁVEL – O estudo do CIF Playas considerou 20 critérios técnicos, divididos em quatro grandes áreas: recreação, proteção costeira, conservação ambiental e saneamento. Entre os aspectos avaliados estavam a qualidade da água e da areia, infraestrutura de serviços, segurança para banhistas, estabilidade da linha de costa e ações de preservação ambiental.

O ranking também se baseou em diagnósticos, visitas de campo, análises geoespaciais e na escuta das comunidades locais. Avaliada com 0,68 no índice de qualidade de praia (BQV), Pontal do Sul teve destaque por sua estrutura, atrativos naturais e proximidade com áreas de preservação ambiental, como a própria Ilha do Mel.