
O curitibano vai poder batizar a capivara de concreto que será instalada no Zoológico de Curitiba. As sugestões de nomes serão consideradas pelo perfil de Instagram do Instituto Ixépitanga – Por cidades Brincantes, no dia 7, quando os idealizadores da ação farão uma transmissão ao vivo, para contextualizar o público sobre a novidade.
Segundo Marina Marini Mariotto Belotto, Arquiteta e Artista que idealizou e administrou a logística para a concretagem e doação da escultura, a maior finalidade da novidade é reconectar as pessoas com o espaço público, por meio de brincadeiras e do sentimento de pertencimento. “A escolha pública do nome da capivara deixará claro que ela pertence a todos, para estimular a brincadeira efetiva, já que a escultura tem curvas, o que permite às crianças brincar sobre ela, assim como rabiscar sua ‘pele de concreto’, além de escorregarem por suas costas”, explica.
A ação é o ponto inaugural de interação pública, para enriquecer o trabalho desenvolvido de forma multidisciplinar, por arquitetos, engenheiros, artistas, urbanistas, psicólogos e outros especialistas conscientes de que a sociedade se desenvolve de forma mais sadia a partir de uma perspectiva lúdica e da ocupação de todo o espaço urbano. “Mantemos o mapeamento de pontos cegos, que podem se tornar espaços públicos lúdicos, a partir de intervenções como esta, para idealizar e implementar intervenções futuras”, revela Belotto.
O movimento é parte da campanha “Crie como uma criança”, que ganhou camisetas e adesão pública, para semear um novo olhar e uma nova relação com a cidade. Quem quiser participar e sugerir o nome para o batismo da capivara deve acionar o perfil de instagram @ixepitanga.