Quase sete décadas de festa

A 69ª Festa das Flores será realizada entre os dias 14 e 18 de novembro em Joinville

Bem Paraná

A 69ª Festa das Flores será realizada entre os dias 14 e 18 de novembro em Joinville. A entrada é franca. Para este ano a festa deve ultrapassar os 153 mil visitantes da última edição. A novidade será, pela primeira vez, a Exposição Nacional de Orquídeas, com participação  dos melhores exemplares do país. Várias associações de orquidófilos de todo o Brasil já confirmaram a presença, garantindo trazer para Joinville as melhores orquídeas cultivadas pelos colecionadores.

A Festa das Flores ocupará uma área maior do Complexo Expoville, com praticamente todo o Megacentro Wittich Freitag destinado à exposição de orquídeas e ao trabalho de paisagismo com o tema “a biodiversidade brasileira exposta em forma de flores”. Outras atrações estão programadas para o Pavilhão Nilson Bender. No térreo estará localizada a praça de alimentação e área cultural, na parte superior o “Encontro de Automóveis Antigos” promovido pelo Veteram Car Club de Joinville.
O crescimento da festa é garantido por Vilmar Pedro de Souza, presidente da Promotur, que afirma: “a edição deste ano cresceu 50% em área disponível para as atrações”. Sergio Rodrigues Alves será o patrono deste da festa, convidado  do prefeito Marco Tebaldi, de Vilmar Pedro de Souza, presidente da Promotur, e Wilson Eugênio Quandt, presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao).

A tradição do cultivo de flores em Joinville é remanescente aos imigrantes germânicos, que trouxeram o hábito da Europa e o perpetuaram através das gerações. Isso explica os jardins, praças e lograoduros públicos floridos durante todo o ano, sendo também uma das forças que movem e mantém a tradicional Festa das Flores de Joinville há quase sete décadas.
A Festa das Flores teve também influência decisiva, em 1983, na definição da Laelia Purpurata como flor símbolo do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma espécie típica de clima tropical, encontrada em abundância na Mata Atlântica da região Sul do Brasil. Uma das prediletas dos orquidófilos, a Laelia se subdivide em variedades como a Laelia Purpurata Oculata da Pedreira, símbolo da Ajao e eleita em 2006, por decreto municipal, a flor símbolo de Joinville.

Segundo os especialistas no cultivo de orquídeas, a Oculata da Pedreira é uma planta delicada e de difícil cultivo. Já está sendo na região, porém sua estréia para comercialização acontecerá em 2008, quando a Festa das Flores terá abrangência internacional, em comemoração aos seus 70 anos de realização. (DRF)