O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou nesta segunda-feira (3/6) de um workshop sobre turismo do Paraná, realizado na Embaixada do Brasil na Argentina, em Buenos Aires. No encontro Curitiba e Paraná Meet – Conexão Argentina foi destacado o potencial turístico da região para operadores argentinos, incluindo jornalistas, criadores de conteúdo e o trade de turismo.
Promovido por CCR Aeroportos, Prefeitura de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau e Governo do Estado, o evento em Buenos Aires tem como foco atrair mais visitantes argentinos ao Paraná.
As diversas atrações turísticas do Paraná, como paisagens naturais, gastronomia, rica diversidade cultural e a vibrante brasilidade, foram os grandes destaques. O evento foi aberto com uma apresentação de chorinho brasileiro pelo trio Obelisco, formado por músicos de Curitiba e lançado por Greca.
“O Paraná é um destino ideal para viagens devido à diversidade de seu povo e à qualidade rural que oferecemos. A Camerata de Curitiba, que se apresentou no Teatro Colón, exemplifica a qualidade cultural da nossa sociedade. O Brasil não é só samba, embora também gostemos muito, como se diz: quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, disse o prefeito.
O workshop Curitiba e Paraná Meet – Conexão Argentina é resultado do esforço da CCR Aeroportos, concessionária do Aeroporto Internacional Afonso Pena, para promover o aumento de voos entre as capitais. A partir de julho, a Aerolineas Argentinas aumentará o número de frequências de quatro para seis voos semanais, e a Jetsmart iniciará, a partir do dia 11 de julho, três frequências semanais regulares.
Maria del Pillar Porsche, chefe de promoção da sucursal de Buenos Aires da Aerolineas Argentinas, reforçou a importância do evento. “É fundamental estarmos presentes aqui, pois temos um vínculo forte com Curitiba, que é um destino muito turístico e possui um setor empresarial cooperativo significativo. O evento serve para reforçar aos agentes de viagens que estamos aqui para atender todas as suas necessidades”, afirmou.
Além da apresentação dos destinos paranaenses, o evento contou com rodadas de negócios e sorteios. “Para nós, é muito importante acompanhar essas ações, pois estamos expandindo nossos voos. Tanto para mostrar nossas novas operações quanto para que os agentes saibam o potencial que Curitiba tem a oferecer”, disse Federico Petazzi, gerente comercial da JetSMART.
Também estiveram presentes no evento o assessor de articulação política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro; o chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.; a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queirós; o chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Roedel; o ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Uziel; e os conselheiros da Embaixada do Brasil na Argentina, Francisco Eduardo Novello e Luís Augusto Ferreira Marfil.
Reunião
Além do evento, o prefeito teve um encontro reservado com o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitteli, para fortalecer os laços comerciais e culturais. “Desde sábado, tenho observado um grande potencial turístico do Brasil. Acredito que haverá um boom de turismo em Curitiba”, afirmou Greca.