img_2706_copiar
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Neste sábado (14), quem estiver por Antonina poderá visitar o Navio-Patrulha da Marinha Brasileira. Além disso, dois navios da Marinha estão atracados no Porto de Paranaguá – o Veleiro Cisne Branco e o Navio-Patrulha Maracanã.

Para a visitação, serão abertas turmas de hora em hora, das 9h ao meio-dia e das 14h às 19h. Os interessados devem fazer um credenciamento prévio no dia, no pátio de triagem do Terminal Portuário Ponta do Félix, antes do horário escolhido. Por segurança, só poderão participar aqueles que estiverem com documentos de identificação com foto, camisas ou camisetas.

O veleiro Cisne Branco ficará atracado por algumas horas em Antonina, antes de seguir viagem para o Rio de Janeiro. Já o Navio-Patrulha permanecerá na cidade durante o fim de semana.

SOBRE O CISNE BRANCO – O Navio-Veleiro tem 76 metros de comprimento e pesa cerca de 1 tonelada. É feito em aço e alumínio, sendo revestido em madeira Teca da Birmânia para respeitar o modelo original. Com todas as velas abertas, ele possui 2 km² de área vélica, ou seja, é uma embarcação pequena, leve e rápida, atingindo de 15 a 17 nós (que correspondem de 27 a 31 km/h).

SOBRE O MARACANà– O Navio-Patrulha é o terceiro pertencente à Classe “Macaé” da Marinha. Com tecnologia majoritariamente brasileira, o Maracanã atua subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP). A missão dele é contribuir para a segurança do tráfego marítimo e para a defesa dos interesses estratégicos brasileiros na Amazônia Azul, por meio de atividades de patrulhamento, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar.