linha de trem curitiba morretes
Trajeto de trem até Morretes supera passeios ferroviários da Suíça, Itália, Japão, entre outros (Foto: Serra Verde Express)

O trajeto de trem entre Curitiba e Morretes foi eleito um dos 24 passeios ferroviários mais incríveis do mundo pelo guia britânico de viagens Lonely Planet.

O percurso operado pela Serra Verde Express alcançou a 14ª posição, superando linhas icônicas como Bernina Express (Suíça-Itália) e Hokkaido Shinkansen (Japão).

A experiência ferroviária, que atravessa a Serra do Mar, foi destacada pela Lonely Planet como “uma das jornadas mais espetaculares do Brasil”, proporcionando um retorno ao passado com paisagens exuberantes e uma imersão na história da engenharia nacional.

Ranking das 24 viagens de trem mais incríveis do mundo
*segundo a Lonely Planet

  1. Expresso da Reunificação, Vietnã
  2. The California Zephyr, EUA
  3. Trem do Lago Titicaca, Peru
  4. Expresso Pequim-Lhasa, China
  5. TranzAlpine, Nova Zelândia
  6. Bergensbanen, Noruega
  7. Estrada de Ferro Tazara, Tanzânia e Zâmbia
  8. The Sunset Limited, Estados Unidos
  9. The Caledonian Sleeper, Reino Unido
  10. Mombasa a Nairóbi, Quênia
  11. Tânger a Marrakesh, Marrocos
  12. The Rocky Mountaineer, Canadá
  13. Alexandria a Aswan, Egito
  14. Serra Verde Express, Brasil
  15. Darjeeling Toy Train, Índia
  16. Hokkaido Shinkansen, Japão
  17. Colombo a Badulla, Sri Lanka
  18. Bangcoc a Singapura, entre Tailândia, Malásia e Singapura
  19. Glacier Express, Suíça
  20. Bernina Express, Suíça e Itália
  21. Venice Simplon-Orient-Express, entre Inglaterra, França, Suíça e Itália
  22. Nova Gorica a Jesenice, Eslovênia
  23. The Ghan, Austrália
  24. Cannes a Menton, França.

Linha de trem foi inaugurada em 1885

A ferrovia Curitiba-Paranaguá, inaugurada em 1885, é uma obra-prima da engenharia brasileira e a primeira a ser construída sem mão de obra escravizada. O ousado projeto dos irmãos Rebouças atravessa 110 km de Mata Atlântica, com 41 pontes e 13 túneis que revelam cenários deslumbrantes.

Entre os destaques estão a Ponte São João, trazida desmontada da Bélgica, e o Viaduto do Carvalho, onde os passageiros têm a sensação de flutuar sobre o penhasco.

Além das belezas naturais, a viagem conecta Curitiba à charmosa Morretes, uma cidade histórica conhecida pelo barreado, prato típico que atrai visitantes de todo o país.

Os bilhetes para o passeio de trem estão disponíveis em três categorias: Turística, Boutique e Litorina Luxo, com preços que variam entre R$ 179 e R$ 405 por pessoa, por trecho. Cada modalidade oferece diferentes níveis de conforto, além de opções variadas de bebidas, refeições e serviços de guia. 

No plano mais acessível, o guia é em português, enquanto nas categorias superiores o atendimento é bilíngue. As partidas acontecem às 8h30 em Curitiba e às 15h em Morretes.