Turismo Em Buenos Aires

Viaje Paraná leva os atrativos do Estado para feira na Argentina, uma das maiores do continente

AEN editado por Mario Akira
parana na argentina

Estande recorde, gastronomia e coexpositores: Viaje Paraná participa de feira na Argentina (Foto: Viaje Paraná)

O Viaje Paraná marcou presença neste fim de semana na Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina) em Buenos Aires (Argentina). A feira é uma das mais importantes feiras do setor no continente.

Além da divulgação, networking e contato com o mercado do país vizinho e todo o continente, o Estado teve um momento reservado com agentes de viagem da Argentina, numa sala reservada para capacitações. Este ano, o estande do Viaje Paraná divide espaço com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, que está reforçando a promoção do destino. O Viaje Paraná é órgão de promoção turística do Governo do Estado.

Esse é o maior estande viabilizado pelo órgão de promoção em feiras internacionais desde 2023. O espaço de 114 metros quadrados é um convite aos players, turistas e público da feira, para que conheçam mais dos atrativos, produtos e serviços qualificados do Estado ao longo do evento, que segue até o dia 30. Lá estão reunidos materiais de divulgação traduzidos, coexpositores do setor estadual e ativações especiais (como a Kapivara).

(Foto: Viaje Paraná)

“O nosso objetivo é reforçar cada vez mais a imagem do Paraná dentro da Argentina, porque é um mercado promissor, próximo em distância e com muitos turistas que podem movimentar os serviços e o setor paranaense”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Argentina representa 38% dos turistas estrangeiros no Estado

O Paraná recebeu neste ano, entre janeiro e agosto, mais de 764 mil turistas estrangeiros e a Argentina é um dos pilares desse saldo, configurando como um dos mercados com maior potencial e retorno positivo ao setor paranaense. O país vizinho representa 38% do total de turistas estrangeiros que visitaram o Estado neste ano, o equivalente a mais de 290,9 mil viajantes.

“No primeiro dia de feira já tivemos em nosso estande reuniões importantes, com grupos hoteleiros interessados em investir no Paraná e agências de turismo emissivas que querem criar roteiros no Estado. Mas os negócios certamente vão se intensificar na segunda e na terça-feira, quando o evento é exclusivo para profissionais do trade e faremos uma capacitação para agentes de viagem num espaço reservado da FIT”, destacou o diretor de promoção comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar.

Outro destaque que chamou atenção do público foi a gastronomia estadual. O chef de cozinha João Scalzo preparou aos visitantes o famoso barreado, prato típico do Litoral do Estado e um dos 21 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica, uma comprovação de qualidade e originalidade. No ano passado, o Estado já havia inovado ao apresentar a gastronomia típica do Litoral, com sessões de degustação que, assim como neste sábado e domingo, lotaram o estande do Viaje Paraná.

(Foto: Viaje Paraná)

OPORTUNIDADE NO EXTERIOR – Ao todo, 18 coexpositores participam do estande do Viaje Paraná na feira, entre agências de viagens, meios de hospedagens e representantes de prefeituras, selecionados por meio de Manifestação de Interesse.

Eles são: Prefeitura de Pontal do Paraná; Nadai Confort Hotel & Spa; Eco Cataratas Resort; BRT Operadora; Brementur Agência de Turismo; Dreams Park Show; Rede Soul de Hotéis; Serra Verde Express; Dom Pedro I Palace Hotel; Sanma Hotel; Instituto Curitiba de Turismo e Eventos; Rede Viale de Hotéis; Centro de Convenções de Foz do Iguaçu; Bristol Hotéis. Hotel NH Five; Entre Turismo Agência de Viagens; Café Carlópolis; e Connect Iguassu.

“Participar desse grande evento da América Latina junto do Estado é fenomenal às empresas, porque há uma troca de experiências e contato com o mercado de uma maneira única. Para o nosso segmento, é essencial estar em contato com o trade e os players internacionais, sobretudo, dos vizinhos sul-americanos”, disse Gabriel Machado, diretor-presidente do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

“Estamos representando Carlópolis com um produto típico paranaense e da região do Norte Pioneiro. Estar aqui e conhecer diferentes pessoas, culturas e clientes nos ajuda muito, proporcionando uma experiência internacional. Tem sido uma experiência fantástica estar ao lado do Viaje Paraná”, afirmou Paulo Vinicius, representante do Café Carlópolis.

(Foto: Viaje Paraná)

PROGRAMAÇÃO – A programação é uma boa oportunidade para negócios, networking estratégico e divulgação de destinos em potencial. Além de uma vitrine comercial, o evento é uma plataforma que reúne os participantes mais influentes do turismo global, com empresas, destinos e profissionais de todo o mundo.

Além das ativações no estande, nesta segunda-feira (29), o Viaje Paraná realiza uma apresentação dos destinos e potenciais estaduais ao público argentino, durante uma rodada de negócios. A expectativa é mostrar um pouco mais do Paraná para os profissionais do setor que estarão no evento, como agentes de viagens e operadoras de turismo.