homem-assistindo-seu-filme-favorito-na-tv
Freepik

Um estudo da Serasa Experian, primeira e maior Datatech do Brasil, aponta que 22,7 milhões de brasileiros — 12,1% da população analisada — têm afinidade com serviços de TV por assinatura. O levantamento foi feito com base na análise de 186,7 milhões de CPFs pela ferramenta Insights Hub.

O número representa uma queda de 8,4% em relação a 2024, quando 24,78 milhões de pessoas (13,3% da base) demonstravam interesse pelo serviço. A redução acompanha mudanças nos hábitos audiovisuais: 56,8% dos consumidores propensos à TV por assinatura também têm afinidade com streaming, evidenciando a consolidação de um modelo híbrido de consumo.

Perfil socioeconômico e demográfico

  • Classe social: maioria na classe B (63,9%), seguida pela C (20%) e A (14,2%).
  • Faixa etária: predominância de adultos de 39 a 48 anos (26,7%), seguida pelo crescimento nas faixas de 49 a 65 anos (24,5%) e acima de 65 anos (18,2%).
  • Localização: maior concentração no Sudeste, com destaque para São Paulo (44%), Rio de Janeiro (14,7%) e Minas Gerais (7,5%).

Metodologia

A pesquisa foi realizada em julho de 2025, com amostra de 19 milhões de CPFs da base da Serasa Experian. Foram cruzados dados comportamentais, socioeconômicos e de crédito, seguindo as diretrizes da LGPD.

Mais detalhes: Site da Serasa Experian