O Instagram segue como a rede social mais usada por jovens universitários brasileiros, mas já não reina sozinho. É o que mostra uma pesquisa da universitech Cheers, realizada com estudantes de 18 a 23 anos de três regiões do país.
O levantamento aponta que 95% dos entrevistados acessam o Instagram diariamente, enquanto o TikTok é usado por 75%, não apenas para entretenimento, mas também como espaço de consumo, comportamento e influência. O YouTube se mantém relevante para conteúdos mais aprofundados, e a rede X (ex-Twitter) continua a reunir nichos engajados.
Marcas mais lembradas
Ao serem perguntados sobre quais marcas mais os representam ou inspiram, os jovens citaram desde gigantes globais até empresas brasileiras. Entre elas:
Esportes: Nike e Adidas
Beleza: Wepink, Grupo Boticário, Natura e Boca Rosa
Moda: Renner, Shein e Youcom
Entretenimento: Netflix
Serviços financeiros: Nubank, surpreendendo pela força entre os universitários
“Não é apenas o produto, mas a capacidade de entregar qualidade, inovação, autenticidade e alinhamento com os valores do público jovem”, afirma Gabriel Russo, fundador e CEO da Cheers.
Sobre a pesquisa
O estudo foi feito com 500 usuários do aplicativo da Cheers, que conecta 2 milhões de estudantes em todo o Brasil. A amostra considerou universitários do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Sobre a Cheers
Criada em 2018, em Curitiba, a Cheers é a primeira universitech do país. O app, que começou substituindo ingressos de papel por QR Code, evoluiu para ser um ecossistema que conecta estudantes a eventos, bares e baladas, além de oferecer um sistema de gestão completo para atléticas e entidades acadêmicas. Hoje, já são 4 mil parceiras em todo o Brasil.
Mais informações em cheers.com.br