A erva-mate (Ilex paraguariensis) é um remedinho dos bons. A bebida feita com a erva contém substâncias bio ativas, flavonóides, que apresentam uma ação antioxidante capaz de inibir danos celulares provocados pelos radicais livres Com isso, o chá é capaz de prevenir câncer e doenças do coração, desde que consumido regularmente. As informações constam da segunda edição do livreto “Cozinhando com Chá Leão”, produzido pela Leão (Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 411210), empresa líder no segmento de chás, em pareceria com a consultoria nutricional RG Nutri. O chá mate, feito pelo processo de infusão, é capaz de retirar da erva mate as substâncias que apresentam benefícios à saúde. A versatilidade da bebida permite que seja ingerida em diferentes horários, como chá quente ou frio, batido com frutas ou como ingrediente de preparações doces e salgadas. Para quem imagina que chá mate serve apenas para acompanhar as refeições é uma grata surpresa descobrir que ele pode ser um dos ingredientes culinários. O livro traz 22 receitas com chá mate, e mais 14 com chá verde. Confira algumas sugestões criadas pela equipe da RG Nutri – Identidade em Nutrição, entre pães, pratos principais, sobremesas e sucos.
Pão integral com linhaça e mate
Ingredientes
2 xícaras (chá) de água morna
1 xícara (chá) de óleo
3 colheres (café) de sal
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 tabletes de fermento biológico
4 xícaras de farinha de trigo integral
6 colheres (sopa) de linhaça
3 colheres (sopa) de mate solúvel
500g de farinha de trigo comum
Modo de fazer
Bater no liquidificador a água morna, óleo, sal, ovos, açúcar e o fermento. Misturar a farinha integral, o mate e a linhaça, dissolvendo-a muito bem. Acrescentar a farinha de trigo aos poucos, sovando até não grudar nas mãos. Fazer uma bola com toda a massa e deixar crescer até dobrar de volume, coberta por um pano de prato limpo. Fazer, então, os pães nos formatos desejados. Deixar os pães crescendo nas assadeiras, cobertos com pano de prato limpo, até que, quando pressionados com o dedo, a massa permaneça afundada, não retornando ao ponto original. Assar em forno com temperatura mínima e aumentar para média somente quando começar a dourar.
Suflê de brócolis com mate
Ingredientes
2 colheres (sobremesa) de margarina
1 cebola
2 alhos picados
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de Matte Leão solúvel
2 xícaras de leite desnatado
1 tablete de caldo de legumes
Nós moscada a gosto
3 gemas
1 maço de brócolis
1 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de Matte granel
Modo de fazer
Em uma panela, coloque uma colher de sopa de margarina, a cebola e o alho, refogue e reserve. Em outra panela, coloque o restante da margarina, a farinha de trigo e o Matte solúvel e mexa bem. Adicione o leite, o caldo de legumes, a noz moscada e as gemas. Faça um chá como Matte granel, adicionando 4 colheres de sopa da erva em 400 ml de água fervente por 3 minutos. Cozinhe o brócolis nesta bebida. Coe e acrescente à segunda mistura, juntamente com o fermento. Bata as claras em neve. No final, junte o primeiro refogado ao segundo e adicione as claras em neve, colocando essa mistura em uma travessa redonda grande de suflê untada. Leve ao forno pré aquecido por 20 minutos.
Dica: essa receita pode ser feita com milho, espinafre ou couve-flor, previamente cozidos para serem acrescentados à preparação.
Torta de cenoura e espinafre com mate
Massa
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
600g de ricota amassada
2 cenouras pequenas raladas
3 claras
Sal a gosto
Azeite e farinha para untar
Recheio
1 cebola picada
2 colheres (chá) de azeite
2 maços de espinafre picado
8 colheres (sopa) de farinha de tribo
2 xícaras (chá) de leite desnatado
400g de ricota amassada
2 colheres (sopa) de Matte solúvel
3 claras em neve
Sal a gosto
Massa: Colocar em uma tigela a ricota amassada, as cenouras, as claras, a farinha de trigo e o sal. Misturar tudo. Em um refratário, espalhar um fio de azeite, polvilhar farinha de trigo e colocar a massa, arrumando-a no utensílio. Levar ao forno para assar por mais ou menos 20 minutos. Reservar.
Recheio: Dourar a cebola picada no azeite e refogar o espinafre. Acrescentar a farinha de trigo dissolvida no leite frio e mexer até encorpar. Adicionar a ricota amassada, o mate e o sal. Cozinhar até que o recheio fique homogêneo. Deixar esfriar e colocar as claras em neve, misturando delicadamente. Colocar o recheio sobre a massa assada e recolocar no forno pré aquecido, com parmesão por cima, até que fique dourado.
Bolo de mate com maracujá
Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral fina
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sobremesa) de Matte em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
4 claras em neve
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
Calda
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
1 xícara (chá) açúcar
2 maracujás
1 pacote de gelatina sem sabor
Massa: Coloque o óleo (reservando um pouco para untar a assadeira), o suco de maracujá e o açúcar na batedeira e bata por 3 minutos. Adicione as farinhas e o mate e bata por mais 5 minutos. Acrescente as claras em neve e o fermento e mexa até ficar homogêneo. Despeje a massa em assadeira untada e asse por aproximadamente 45 minutos.
Calda: Misturar a polpa dos maracujás com o suco de maracujá e o açúcar. Levar ao fogo e deixar ferver. Retirar do fogo e acrescentar a gelatina. Mexer até dissolver e deixar esfriar. Cobrir o bolo assado com a calda e levar à geladeira.
Bolo de maçã e canela com mate
Ingredientes
4 bananas nanicas
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de Matte solúvel
2 colheres (chá) de manteiga
Canela em pó a gosto
Modo de fazer
Corte as bananas em fatias finas na horizontal e reserve. Misture o açúcar com o Matte solúvel em um recipiente e reserve. Coloque a manteiga em uma frigideira e grelhe as bananas. Quando estiverem prontas polvilhe a mistura de açúcar e Matte em cima das bananas. Para finalizar, polvilhe a canela.